quarta-feira, novembro 29, 2006

O próximo ano

O ano de 2007 tem que ser mais um na seqüência de conquistas do São Paulo.
Digo que tem que ser por que tenho visão de torcedor apaixonado e não me amarro a nenhum fato concreto ou perspectiva realista. Paixões têm a obrigação de não ter obrigações com a realidade. Se tiverem, se transformam em gosto, em apreço, sem simpatia.
Paixão não tem razão. É paixão e pronto.

E do alto da minha paixão, digo que o Tricolor vai continuar sendo o maioral, aquele que se não ganha tudo, chega bem perto em quase todas as vezes.

Do time de 2006, tirando os japoneses e colocando o goiano que já chegou, ficamos com o seguinte quadro:
- no gol Rogério Ceni e Bosco: dois bons goleiros e um ídolo artilheiro; parecer: ótimo;
- na zaga: André Dias, Miranda, Alex Silva, Edcarlos, Alex e Carlinhos: um conjunto jovem e cheio de vontade; parecer: médio para bom;
- na lateral direita: Ilsinho e Reasco, com Souza improvisado quando for necessário; parecer: ótimo;
- na lateral esquerda: Jadílson e Lúcio, com André Dias e Junior quebrando o galho; parecer: médio para fraco;
- os volantes: Mineiro, Josué, Richarlyson e Ramalho; parecer: bom para ótimo;
- os meias: Souza, Junior, Rodrigo Fabri e Lenílson; parecer: médio; aqui seria necessário contratar um bom meia esquerda;
- os atacantes: Aloísio, Leandro, Thiago, Alex Dias, Tadeu e Edgar; parecer: bom, mas com potencial de melhora.

Aparentemente só Zidanilo deixa uma vaga sem substituto imediato à altura, mas ainda há tempo para contratar ou trocar jogadores.
Nessa linha, nomes como Dagoberto, Marcos Aurélio e principalmente Nilmar seriam perfeitos para reforçar o ataque. Mas ainda faltaria o meia.

Um nome que me agradaria bastante seria o Podrinho, quer dizer, o Pedrinho do Fluminense, mas como ele passa mais tempo no departamento médico do que em campo, é melhor mudar de idéia. É uma pena que ele tenha entrado nessa sina, já que desde a sua passagem pelo Palmeiras, admiro muito a sua habilidade e o seu toque refinado.

Outras possibilidades seriam Ferreira do Atlético Paranaense e o meio campo do Figueirense, mas tirando isso, restam poucas opções dentro do mercado nacional, ao menos opções que sejam do meu conhecimento.
Como eu admito que conheço muito pouco do mundo da bola, deixo as surpresas por conta da diretoria do Tricolor.
Que elas venham em quantidade!

segunda-feira, novembro 27, 2006

Acabou?

Quase todas as emoções das três séries do Campeonato Brasileiro já foram vividas.
Já temos campeões, rebaixados, classificados para algumas copas e até times que não saíram do lugar, o que só não é pior do que cair.
Para esse último grupo de times, caso não seja feito um investimento ou uma estruturação, sempre existe o ano que vem para reviver as emoções da quase-queda.

Na Série A, o campeão é o São Paulo e os rebaixados são a Ponte Preta, o São Caetano, o Fortaleza e o Santa Cruz. Dois no Nordeste e dois de São Paulo. Não gostei.
Para a Libertadores, já se garantiram o Santos e o Grêmio. Falta a última vaga, aquela que é só metade já que obriga uma eliminatória antes do torneio principal.
Na disputa, Paraná e Vasco, com vantagem para os paranaenses que jogam a última em casa. Mesmo que seja contra o São Paulo, torço pelo Paraná.

Na Série B, ganhou o Galo mineiro, que levou junto consigo para a Série A o Náutico, o Sport e o América de Natal. Um grande mineiro e três times do Nordeste para repor as perdas deste ano. Bom resultado.
Pena para o Paulista que ganhou fora de casa mas perdeu a última vaga nos critérios de desempate. E pior é pensar que a vaga escapou nos últimos minutos do jogo do Atlético Mineiro, que ganhava por dois a zero, mas deixou o América empatar e se garantir.
Que no próximo ano a coisa seja definida antes em favor do time de Jundiaí.
Os rebaixados foram o Guarani, Paysandu, São Raimundo e Vila Nova. Um campeão brasileiro e um grande time do Norte que já teve passagens pela Libertadores.
A Portuguesa se salvou no final do jogo com o Sport e com um gol de pênalti. Ufa!
Duas máxima para descrever este resultado: "o futebol não perdoa a incompetência" e "tradição não enche barriga".

E na Série C, ganhou o Criciúma e subiram o Ipatinga, o Barueri (até que enfim um paulista se dando bem) e o Vitória da Bahia.
Enquanto isso o Bahia segue na purgatório dos incompetentes. Vergonhoso para um time grande como esse, mas sintomático das exigências do futebol atual. Se bobear, o Ipatinga chega na primeira antes que o Bahia chegue à segunda. E isso por que não existe uma quarta para se cair.
Coisa feia!

sexta-feira, novembro 24, 2006

Vai e vem

Danilo e Fabão estão saindo. Vão para o Kashima de Paulo Autuori.
Que eles tenham sorte lá e que levem nossos agradecimentos pelo Tetra.
Não acho que nenhum deles seja insubstituível, apesar de gostar do futebol de Zidanilo.
Que Junior vá para o meio e seja o que Deus quiser!

Muricy assinou por dois anos e Mineiro está decidindo entre um contrato de quatro anos e o Japão.

Jadílson do Goiás já foi confirmado, talvez para o lugar de Junior na lateral. Será?

Outros nomes que poderiam vir: Dagoberto e Marcos Aurélio do Atlético Paranaense, Nilmar do Lyon (por que ele não é mais do Corinthians) e Soares do Figueirense.
Só espero que essas mudanças não levem jovens talentos como o bom Tiago

Aguardemos as emoções dos próximos capítulos.

quarta-feira, novembro 22, 2006

As brigas que restam

Libertadores. Sulamericana. Ascenso. Descenso.

O título do São Paulo não encerra as brigas dos demais clubes dentro das várias divisões do Brasileiro.
Cada um segue brigando pelos seus interesses no ano que vem, uns com mais chances, outros apenas com desespero. Vamos a eles.

Os clubes brasileiros na Libertadores do ano que vem já estão praticamente definidos.
Flamengo (campeão da Copa do Brasil), Internacional (campeão da Libertadores), São Paulo (campeão brasileiro) e Grêmio (terceiro no Brasileiro) já estão garantidos.
O Santos deve ficar com a terceira vaga do Brasileiro e a quarta, aquela que prevê uma disputa prévia antes do torneio principal, está entre Vasco e Paraná, mais para os cariocas do que para os paranaenses, é verdade.

A queda para a Série B já é verdade matemática para o Fortaleza e para o Santa Cruz.
O São Caetano já caiu, mas não sabe, e a Ponte briga para mandar o Fluminense de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Se bem que sempre existe a possibilidade de alguém escascarar a mesa.

Da Sulamericana eu não falo por que não gosto do torneio. Próximo tema.

O Atlético Mineiro, o Náutico e o Sport já garantiram a vaga na Série A e a última vaga está na mão do América de Natal. O Paulista de Jundiaí só fica com ela se eu ganhar na Mega Sena, o Galo bater o América no jogo das faixas (o Galo é o campeão da Série B) e ele, Paulista, ganhar do Brasiliense lá no Planalto Central.
Improvável, mas não impossível.

Assim como também não é impossível que a Lusinha se safe do inferno da Série C.
Ela depende apenas das suas forças para seguir na Série B, enquanto que o Guarani precisa ganhar e torcer. Com a qualidade do time atual, acho que torcer é mais fácil.

E daqui a pouco tem Mundial Interclubes e Barcelona campeão.
Ou alguém achou que eu torceria para o Inter?
Inter é Brasil é o cazzo!

segunda-feira, novembro 20, 2006

O mais querido

O São Paulo é tetra, a torcida está feliz, eu estava lá e a minha mineira também.
Tudo está no seu lugar e a vida é bela.
Como é fácil conseguir a felicidade de um "pobre"!


Fabão, o homem do gol


Mesmo que o empate com o Atlético Paranaense tenha frustrado um pouco a festa da galera e a ansiedade pelo fim do jogo do Internacional tenham adiado a comemoração por alguns minutos, no final tudo deu certo, todo mundo gritou e a cidade virou Tricolor.
Não adianta se declarar alvi-negro ou palestrino, hoje o mundo é do São Paulo e da sua satisfeita torcida que deixou para trás a imagem de fria e acomodada.
O mundo é nosso e ano que vem tem mais.
Já que sonhar é de graça, que venha o Paulista, o tetra da Libertadores, o penta do Brasileiro e o tetra Mundial.


O time


Não sei se o time mudará muito - Fabão e Danilo já estão de saída para o Japão - e se conseguiremos manter a melhor dupla de volantes do Brasil, São Josué e São Mineiro, mas tenho confiança no bom trabalho da diretoria e no reforço do time, portanto, ponham as barbas de molho adversários, o Tricolor vem aí.
De novo!


O maior público do campeonato



A festa



A confirmação do Tetra


sexta-feira, novembro 17, 2006

Torcedores de verdade

A boa fase do São Paulo me levou de volta aos estádios.
Aproveitei a oportunidade e resolvi rever o gramado do Morumbi e mostrar o Tricolor para a minha mineira, que adorou a experiência e já está dando os primeiros sinais de fanatismo futebolístico. Até birra do Corinthians ela já pegou!

Nesta minha volta, revi um fato que não me era desconhecido, mas que estava esquecido com meu afastamento e com as batalhas campais que vemos na TV antes, durante e após alguns jogos do esporte bretão: a torcida é formada por pessoas normais, iguais a eu e você, e não por marginais, serial killers ou terroristas da Al Qaeda.
Quer dizer, até existem alguns elementos que não honram muito a raça humana e que possuem ficha corrida mais longa do que a do Marcola, mas o que vi nas arquibancadas do Morumbi me faz acreditar que eles são uma minoria, que felizmente não tem nenhuma chance de tomar conta dos estádios ou de colocar em risco a vida dos demais.

Mas se o torcedor não é bandido, então quem ele é?
Um pai de família, por exemplo, que gosta de ver seu joguinho pela TV e aproveita um sábado de sol para levar o filho pequeno ao futebol, na sincera esperança de que ele, o filho, abrace por iniciativa própria aquilo que ele adoraria decretar por Medida Provisória: o amor ao time do coração dele, no caso, do pai.
Também vemos uma moçada, meninos e meninas, que estuda junta e resolve se distrair xingando algum juiz ou gritando gol a cada sucesso do time. Assim eles criam ainda mais intimidade com o grupo e crescem no processo.

Pessoas como eu e a minha mineira, casais jovens que não morrem pelo time, mas gostam da energia, também são cada vez mais numerosos nos estádios. Ainda bem.
Por falar em morrer pelo time, infelizmente também existem aqueles que se não são marginais, erram também ao exagerar na devoção e tornar o time a coisa mais importante da vida.
Uma vez o Professor me disse que isso é coisa de gente pobre e sem esperança, mas eu não concordei e não concordo. Se é para ser assim, melhor eliminar o futebol.
Por mais difícil e opressivo que seja, o futebol não pode ser a razão de viver da pessoa e não pode, por exemplo, substituir o leite que se deixa de comprar para o filho.
Dedicação sim, loucura, não.

E por falar em dedicação e devoção, não tenho como não me lembrar do Corinthians e da sua doente e fiel torcida.
Além de ser um fenômeno ao ter conseguido aumentar o número de torcedores, mesmo durante o jejum de 23 anos, a Fiel protagonizou um maravilhoso momento ao "invadir" o Maracanã durante a semi-final do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense.
Tudo bem que a torcida do Flamengo ajudou bastante, mas mesmo assim os corintianos foram em massa e ajudaram o Corinthians a ganhar o jogo.



É por tudo que eu curto tanto o futebol e fico tão triste quando as gangues resolvem frequentar os estádios e bagunçar o coreto.
Que eles sumam e que só fiquem os que querem torcer e se divertir.
Borrachada neles! Dá-lhe Choque!

quarta-feira, novembro 15, 2006

Futuro?

Seca de gols. Fabio Capello no comando do Real Madrid. Eventual transferência para o time B.

Será este o futuro do nosso querido Ronaldo Fenômeno?



Só o Sombra sabe!

segunda-feira, novembro 13, 2006

Voltando para baixo

Comentei hoje com alguns amigos que o campeonato chegou a um ponto onde é mais divertido olhar para baixo do que para cima na tabela de classificação.
Com o São Paulo virtualmente campeão, o meu interesse se volta mais para quem pode cair para a Série B.

Fortaleza e Santa Cruz já foram, culpa talvez de uma preparação inadequada para disputar a Série A.
O time cearense até que se segurou na temporada passada, mas o pernambucano subiu e ao invés de se reforçar, tratou de vender os principais jogadores, talvez para pagar algumas dívidas.
Deu no que deu.
Agora toca refazer o trabalho e brigar para subir de novo.

Usando de toda a minha clarividência, acho que os outros dois rebaixados serão o São Caetano e o Fluminense. Acredito que Ponte e Palmeiras se safarão por pouco e permanecerão na elite.
Que isso sirva de lição para o ano que vem.

Segue a classificação atualizada e meu desejo de ainda mais diversão nos próximos três jogos.

Colocação Time PG J V E D GP GC SG %
1º São Paulo 73 35 21 10 4 63 31 32 70%
2º Internacional 66 35 19 9 7 47 30 17 63%
3º Grêmio 61 35 18 7 10 58 43 15 58%
4º Santos 59 35 17 8 10 53 33 20 56%
5º Vasco 54 35 14 12 9 55 49 6 51%
6º Paraná 53 35 16 5 14 53 49 4 50%
7º Figueirense 50 35 13 11 11 46 43 3 48%
8º Flamengo 49 35 14 7 14 40 42 -2 47%
Cruzeiro 49 35 13 10 12 48 41 7 47%
Botafogo 49 35 13 10 12 49 45 4 47%
11º Corinthians 48 35 14 6 15 35 42 -7 46%
Goiás 48 35 13 9 13 54 46 8 46%
13º Atlético-PR 46 35 13 7 15 58 56 2 44%
14º Palmeiras 43 35 12 7 16 54 62 -8 41%
Juventude 43 35 12 7 16 36 45 -9 41%
16º Fluminense 40 35 10 10 15 44 55 -11 38%
17º Ponte Preta 38 35 10 8 17 44 60 -16 36%
18º São Caetano 36 35 9 9 17 36 46 -10 34%
19º Fortaleza 31 35 6 13 16 35 60 -25 30%
20º Santa Cruz 28 35 7 7 21 38 68 -30 27%

Mundial

Com a quase sacramentação do título do São Paulo no Campeonato Brasileiro, começo a voltar meus olhos para o Mundial de Clubes da FIFA, aquele que o Tricolor ganhou no ano passado e que chegou bem perto de disputar neste ano.

Falta cerca de um mês para o torneio e só agora estão sendo definidos todos os participantes. Até parece que é a CBF que está organizando tudo, mas, pensando bem, em se tratando de FIFA, tudo é possível.

Mais para a frente falo sobre os grupos.
Hoje quero comentar dois pontos sobre os times que devem fazer a final, salvo revoluções.

O Barcelona chega como franco favorito, mas tem dois desfalques sérios: Messi e Eto´o sofreram lesões relativamente sérias e não defenderão seu time no campeonato.
Não acho que o time perca toda sua força sem eles, mas certamente eles farão falta na hora de organizar o ataque (no caso de Messi) e de estar na hora certa e no lugar certo para estufar as redes (nosso querido Eto´o).
Um ponto positivo para o Inter.

Aliás, dois, já que o amigo de manicures e de empresários de jogadores, Vanderlei Luxemburgo, afirmou que o Inter pode bater o Barcelona, basta acreditar e jogar o que sabe.
Apesar de achar que isso não é tão óbvio quanto falar que o São Paulo tem grandes chances de ser campeão brasileiro, acho que o Luxa tem razão: em um jogo isolado e bem armado, qualquer time de qualidade pode bater o Barcelona.
Basta contratar um sniper e balear Ronaldinho Gaúcho, Deco, Puyol e mais uns três ou quatro.
Aí, com certeza, dá Inter.

Já encomendei a faixa

Só mais uma vitória separa o Tricolor da festa do tetra.
Depois da bela vitória sobre o Goiás ontem em Goiânia, só mais três pontos e a torcida pode começar a festejar o Natal e o Reveillon.
Tudo depende de três pontos em três jogos, dois em casa e um fora, o último.
Isto, claro, se o Inter não perder nenhum ponto.
Por que se isso acontecer, o São Paulo pode ser campeão sem jogar.

Enquanto isso, vou fazendo a minha parte de torcedor e levando a minha mineira comigo.



Salve o Tricolor paulista!

sábado, novembro 11, 2006

Quase lá 2



Faz tempo que quero falar um pouco sobre a Segunda Divisão, ou melhor, sobre a Série B do Campeonato Brasileiro aqui no blog.
Nada melhor do que fazer isso em um momento em que dois times bastante tradicionais estão praticamente garantidos na Série A no ano que vem.
Depois dos jogos de ontem, o Sport do Recife se juntou ao Atlético Mineiro na lista dos "quase lá".
Ainda faltam alguns trâmites matemáticos, mas a torcida, do alto da sua divina devoção, não tem a menor preocupação com número e só quer saber de festa e alegria.



No caso do Galo mineiro, a volta é merecida.
Um time que leva ao estádio mais gente do a maioria dos times da Série A, merece tudo isso e muito mais.
Ainda mais depois da sua torcida ter inventado um grito de guerra tão simples quanto genial e emocionante: vamos subir, Galooooooooo, vamos subir, Galooooooooo.
Seja bem vindo, Galo.



Já os times paulistas não estão lá muito bem.
O Paulista de Jundiaí precisa de um caminhão cheio de milagres para subir e a Portuguesinha e o Bugre precisam de um pouco menos para não cair.
Fica a torcida pelo futebol paulista.

Colocação Time PG J V E D GP GC SG %
1º Atlético-MG 64 35 18 10 7 64 35 29 60%
Sport 64 36 18 10 8 55 31 24 59%
3º Náutico 59 35 17 8 10 60 46 14 56%
4º América-RN 57 35 18 3 14 54 46 8 54%
5º Coritiba 55 35 15 10 10 57 45 12 52%
Paulista 55 36 15 10 11 59 48 11 50%
7º Brasiliense 52 36 15 7 14 62 46 16 48%
Santo André 52 35 13 13 9 42 40 2 49%
9º Marília 49 35 13 10 12 56 50 6 46%
10º Avaí 45 35 12 9 14 32 44 -12 42%
11º Gama 44 35 13 5 17 48 59 -11 41%
Ituano 44 35 10 14 11 41 42 -1 41%
13º Remo 43 36 12 7 17 46 58 -12 39%
14º Ceará 42 35 9 15 11 42 49 -7 40%
15º Paysandu 41 35 11 8 16 46 58 -12 39%
16º Vila Nova 39 35 10 9 16 42 60 -18 37%
Portuguesa 39 35 9 12 14 40 52 -12 37%
18º CRB 38 35 10 8 17 54 61 -7 36%
Guarani 38 35 9 14 12 45 58 -13 36%
20º São Raimundo 37 35 9 10 16 37 54 -17 35%

Quase lá

Eu havia calculado em 12 pontos a distância para o título.
Eram 12 em 24, uma marca apenas razoável para o time de melhor campanha até este momento no campeonato.

De lá para cá, quatro jogos já foram disputados e 10 pontos foram ganhos.
Três vitórias (Figueirense, Santos e Botafogo) e um empate (Grêmio) depois e o Tricolor segue firme na ponta.
A diferença segue confortável, permitindo até uma improvável comemoração de título já neste domingo.

Duvido muito que isso aconteça por dois fatores:
1 - o São Paulo tem um jogo díficil em Goiânia, contra um Goiás em ascensão e ainda sonhando com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem;
2 - o Internacional de Porto Alegre, sempre ele, joga em casa contra o desesperado Fortaleza, que já caiu para a Segunda Divisão, mas ainda não sabe.

Diante disso, é muito mais razoável pensar que no outro domingo, no dia 19/11, as condições estejam muito melhores com um jogo do Tricolor em casa contra o Atlético Paranaense (completamente focado na semi-final da Copa Sulamericana) e um jogo do Internacional fora de casa contra o Paraná, outro bastante vivo na briga pela Libertadores.

Como estou com um bom pressentimento, vou aproveitar que a rodada do final de semana ainda não começou e vou comprar os ingressos para a semana que vem.
Se tudo der certo, eu e a minha mineira gritaremos "é campeão" em pleno Morumbi e tiraremos várias fotos para comprovar o evento.
Aguardem e confiem.



A classificação:
Colocação Time PG J V E D GP GC SG %
1º São Paulo 70 34 20 10 4 61 31 30 69%
2º Internacional 63 34 18 9 7 44 30 14 62%
3º Grêmio 58 34 17 7 10 55 41 14 57%
4º Santos 56 34 16 8 10 52 33 19 55%
5º Paraná 53 34 16 5 13 53 48 5 52%
Vasco 53 34 14 11 9 54 48 6 52%
7º Flamengo 49 34 14 7 13 40 39 1 48%
Cruzeiro 49 34 13 10 11 48 40 8 48%
Botafogo 49 34 13 10 11 48 43 5 48%
Figueirense 49 34 13 10 11 46 43 3 48%
11º Goiás 48 34 13 9 12 54 44 10 47%
12º Corinthians 47 34 14 5 15 35 42 -7 46%
13º Atlético-PR 46 34 13 7 14 56 53 3 45%
14º Juventude 42 34 12 6 16 35 44 -9 41%
15º Palmeiras 40 34 11 7 16 52 61 -9 39%
16º Fluminense 37 34 9 10 15 43 55 -12 36%
17º Ponte Preta 35 34 9 8 17 41 60 -19 34%
18º São Caetano 33 34 8 9 17 33 46 -13 32%
19º Fortaleza 31 34 6 13 15 35 57 -22 30%
20º Santa Cruz 28 34 7 7 20 38 65 -27 27%

PG - Pontos ganhos, J - Jogos, V - Vitórias, E - Empates, D - Derrotas, GP - Gols pró, GC - Gols contra, SG - Saldo de gols, % - Percentual de conquista de pontos.