terça-feira, junho 29, 2010

As Oitavas de Final - Parte 4

A disputa das Oitavas terminou com dois extremos de emoção e de bom futebol.

1) Paraguai 0 (5) - Japão 0 (3): até párecia que a Itália ainda estava na Copa! Tanto Paraguai quanto Japão estavam morrendo de medo de levar gols e por isso não atacavam direito. Era um tal de bola tocada no meio, lançamento longo e tiro de meta que deu sono. O jogo foi muito chato e acabou da forma mais previsível: nenhum gol no tempo normal, nenhum na prorrogação e disputa de pênaltis. Diferente do que dizem por aí, pênalti não é loteria, mas sim preparo psicológico, técnica e reserva física. Quase todos os batedores converteram, só o pobre Komano que quis dar uma de Hernanes e mandou a bola no ângulo, só que um pouco alto demais e ela bateu no travessão e saiu. O Paraguai não perdeu nenhum e conseguiu se classificar para uma inédita disputa de Quartas de Final. Essa passagem também seria inédita para o Japão, mas infelizmente só passa um.

2) Espanha 1 - Portugal 0: a proposta dos lusos foi mais ou menos a mesma do jogo contra a Brasil: trancar a defesa e atacar se der tempo. Com isso, a Espanha sobrou na posse de bola, mas teve poucas chances reais de marcar. Para Portugal, nem chances imaginárias. Fernando "El niño" Torres continuou apagado, provavelmente por conta da ausência de condições físicas ideais, por isso coube a David (mara)Villa mais uma vez a incumbência de levar a Espanha para a frente. O gol foi meio discutível, mas o juiz validou e a Espanha abriu uma vantagem que o ferrolho português não conseguiu tirar. O bom goleiro português Eduardo ainda fez mais um par de grandes defesas, mas infelizmente isso não vale gol. A Espanha mereceu ganhar por foi o único time em campo que teve vontade para isso. O marketing em torno de Cristiano Ronaldo (o "verdadeiro" Ronaldo, segundo seus desmemoriados fãs) não surtiu grande efeito e ele foi embora da Copa praticamente do mesmo jeito que chegou. Aliás, sobre isso, vale a pena reproduzir um comentário feito pelo Casagranda na Globo: os replays do Cristiano Ronaldo são maravilhosos, mas o "ao vivo" é bem ruim.

O duelo das Quartas fica sendo Espanha e Paraguai.
Para o bem do meu bolão, espero que dê Espanha. Além disso, é bom ter um plano B caso a Alemanha não dê conta dos pupilos de Maradona.

Uma curiosidade sobre as quartas: pela primeira vez o número de sulamericanos supera o de europeus. São 4 sulamericanos (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), três europeus (Alemanha, Holanda e Espanha) e um africano (Gana). Só não tivemos 100% dos sulamericanos nas Quartas por que o Chile foi eliminado pelo Brasil.

Uma das teorias para "explicar" isso veio de Don Diego: as eliminatórias sulamericanas são muito mais difíceis do que as europeias e preparam muito melhor os times.
Outra não merece nenhuma consideração já que afirma que os europeus estão em fim de temporada e por isso estão cansados. O que essa asneira de teoria não considera é que a esmagadora maioria dos jogadores sulamericanos atua na Europa e estaria no mesmo "fim de temporada". Por que os nossos se cansam menos que os deles?

Quem esclarece esse "mistério"?

segunda-feira, junho 28, 2010

As Oitavas de Final - Parte 3

Os jogos de hoje tiveram um especial apelo sentimental para mim.
Na verdade, foi um jogo em especial, o que reuniu a minha terra natal e meu país adotivo, um jogo onde a única certeza era que eu sairia vencedor e derrotado ao mesmo tempo. Vamos aos detalhes:

1) Holanda 2 - Eslováquia 1: o time holandês era muito superior e demonstrou isso abrindo o marcador logo no início do jogo com a jogada que virou marca registrada de Arjen Robben: a corrida pela ponta direito, o corte para o meio e a batida com a perna esquerda. O curioso foi que, depois do gol e até o meio do segundo tempo, a Holanda parou, meio que satisfeita com a vitória parcial. Ao invés de partir para cima da atordoada Eslováquia, eles recuaram e cozinharam o jogo. Isso acabou dando coragem aos esforçados eslovacos que quase empataram o jogo em dois lances de Vittek, mas o futebol não perdoa o quase e a Holanda aproveitou as reclamações da Eslováquia pela marcação de uma falta (que aconteceu) e, em um lançamento rápido para Kuyt, fez o segundo em um chute firme de Snejder, para liquidar a fatura. A Eslováquia ainda diminuiu em um pênalti batido por Vittek, que chegou a quatro gols e se iguala ao argentino Higuaín na artilharia, mas não deu nem tempo de dar a saída. Vitória holandesa e mais uma participação nas quartas-de-final de uma Copa.

2) Brasil 3 - Chile 0: acertei meu palpite no bolão da empresa com dor no coração. A lógica dizia que o Brasil era superior e deveria vencer com facilidade, mas eu me agarrei ao sonho de que o "novo" Chile podia fazer algo que o "antigo" não pôde. Infelizmente a lógica foi mais forte e o Chile, por mais valente que seja, não teve como superar a maior qualidade do Brasil, que teve dificuldade de atacar no início, com seus dois laterais muito bem marcados pelos meninos de Bielsa, mas aos poucos foi dominando o jogo e, em uma cobrança de escanteio, Juan abriu o placar. Logo depois, em um típico contra-ataque "dungueano", o Fabuloso guardou mais um. O segundo tempo veio e nada mudou, nem com a entrada do "Mago" Valdivia. O Brasil seguiu jogando como queria e chegou ao terceiro em outro contra-ataque muito bem concluído por Robinho. Foi a vitória da técnica e da eficiência sobre o esforço e a coragem. O Brasil passa para as quartas e ganha moral. Ao Chile resta o orgulho de ter tentado com coragem e a perspectiva de melhoras ainda maiores para 2014.

Na próxima fase, um duelo que vem se tornando comum nas últimas Copas: Brasil e Holanda.
Confio nos meninos de Dunga e acho que está se desenhando a maior final de todos os tempos. Vamos esperar!

domingo, junho 27, 2010

As Oitavas de Final - Parte 2

Um dia marcado por erros grosseiros de arbitragem que efetivamente afetaram o resultado das partidas. Uma verdadeira vergonha e um combustível incendiário para os defensores dos recursos eletrônicos e dos sistemas de "desafio" do tênis e do futebol americano.

1) Alemanha 4 - Inglaterra 1: tudo bem que os ingleses têm um time medíocre, que o Rooney não disse a que veio e que o Lampard só deveria entrar para bater faltas, mas se o juiz não tivesse deixado de validar o segundo gol inglês em uma bola que entrou mais de 30 centímetros, o resultado do jogo poderia ter sido outro. O placar apontava 2 a 1 para a Alemanha e faltavam poucos minutos para o fim do primeiro tempo. O empate não teria obrigado a Inglaterra a voltar para o segundo tempo completamente aberta e buscando o gol alemão. Mas como ele não veio, a abertura aconteceu e os alemães fizeram 3 gols de contra-ataque. É certo que a Alemanha começou melhor e abriu o placar em um gol de Klose, o 12º em Copas, após um tiro de meta do goleiro e um ombro a ombro com o zagueiro. O segundo também foi de contra-ataque seguido de bobeira da defesa, o que prova que não é precisa muita ginga para bater John Terry e companhia.

2) Argentina 3 - México 1: mais um erro absurdo da arbitragem e mais uma vitória dos comandados de Maradona. O primeiro gol estava em claro impedimento, mas o juiz não viu, o bandeira não sinalizou e o ataque argentino guardou mais um. Era um momento em que o México tentava equilibrar as ações e estava tendo relativo êxito. Messi fez seu pior jogo, mas Tevez, o autor do gol ilegal, esteve muito bem. Foi a primeira vez que a Argentina foi atacada, mas ainda assim, o primeiro gol, freou o ânimo mexicano, tanto que o segundo gol saiu ainda no primeiro tempo, em um erro grosseiro do zagueiro que praticamente deu um passe para o Higuaín na entrada da área e o argentino teve habilidade para manter-se em pé até chutar para o gol. O México voltou tentando recuperar o controle da partida, mas ainda levou o terceiro antes de diminuir. A Argentina provou que sua fragilidade defensiva é perfeitamente compensada pelo poder ofensivo e isso tem sido o suficiente até este momento.

Nas Quartas, um encontro de gigantes, repetindo o que aconteceu na Copa passada: Argentina contra Alemanha.
Nem preciso dizer que sou Alemanha desde que eu era um chucrutezinha bem pequenino.

sábado, junho 26, 2010

As Oitavas de Final - Parte 1

Acho que foi um jornalista da SporTV que disse que a primeira fase constitui uma Copa do Mundo e que à partir das Oitavas de Final, começa outra.
Pelos jogos que vi hoje, ele estava com a razão.

1) Uruguai 2 - Coreia do Sul 1: um jogo de alternativas e mudanças de condução. O Uruguai começou bem e abriu o placar em uma boa jogada de Diego Forlán, seguida de uma falha do goleiro coreano que não acreditou em uma bola rasteira cruzada de um lado ao outro da área e concluída por Luiz Suárez que acreditou na mesma bola. O Uruguai seguiu dominando o jogo e o primeiro tempo acabou assim. No segundo, tudo mudou e a Coreia passou a dominar, marcou o gol de empate e parecia que ampliaria, mas, surpreendentemente, parou de jogar, o Uruguai mudou algumas peças e retomou o controle. O segundo gol de Suárez foi consequência disso. Não deu para entender o que houve com a Coreia, mas o resultado acabou sendo justo. Uruguai de volta às Quartas depois de muito tempo e Coreia de volta para casa.

2) Estados Unidos 2 - Gana 1: um jogo altamente imprevisível, mas onde eu apostava nos americanos. Infelizmente para meus palpites, Gana partiu para cima logo de cara e controlou bem o jogo, abrindo o placar logo aos cinco minutos de jogo. O controle ganês continuou até o final do primeiro tempo e só no início do segundo os americanos conseguiram empatar. Isso trouxe o restabelecimento do equilíbrio e o jogo acabou indo para a prorrogação, a primeira da Copa. Mais uma vez Gana foi para cima logo no início e Gyan conseguiu fazer um gol cheio de raça e vontade. Os americanos bem que tentaram, mas não chegaram ao gol. Eles realmente nunca desistem, mas desta vez não foi o suficiente e Gana passa para as Quartas.

Nas Quartas, se enfrentam Uruguai e Gana, em outro jogo onde tudo pode acontecer, mas eu aposto na Celeste.

sexta-feira, junho 25, 2010

A terceira rodada - Grupos G e H

No encerramento da terceira rodada, acompanhei mais dois jogos pela TV. Vamos a eles:

1) Grupo G - Brasil 0 - Portugal 0: era um resultado anunciado pela já conhecida dificuldade de criação do Brasil, mas até que rolou um pouco de esperança com as chances perdidas pelo Nilmar e pelo Fabuloso no primeiro tempo, período em que Portugal atuou fechado, com praticamente todo o time atrás da linha da bola. Mas no segundo tempo os portugueses partiram para cima a trouxeram muitos problemas para os brasileiros. O time não sabia o que fazer com a bola e Portugal de aproveitou disso. Ainda bem que eles também não queriam correr muitos riscos e mantiveram certa cautela na defesa. Ficou provado que o Brasil não tem no banco nenhum jogador que possa mudar o jogo e resolvê-lo. Resta a esperança de que a volta de Kaká, Elano e Robinho permita que o time reencontre o bom futebol e não tenha maiores problemas para passar de fase.

2) Grupo H - Espanha 2 - Chile 1: um jogo que estava igual, até com um certo domínio chileno com chances claras de gol, até que o goleiro Bravo saiu de forma estabanada em uma bola aparentemente desnecessária, não conseguiu colocar a bola para a lateral e ela sobrou limpa para o ótimo David Villa bater de primeira e encobrir dois jogadores chilenos para abrir o placar. Foi um chute difícil a uns 40 metros de distância do gol, mas craque é craque. À partir daí o Chile se perdeu, a Espanha foi chegando devagar e, no lance do segundo gol, marcado pelo igualmente ótimo Iniesta, o chileno Estrada recebeu o segundo amarelo e foi expulso devido a uma suposta falta por trás em Fernando Torres. A meu ver foi um erro do árbitro que prejudicou bastante o Chile, mas o time conseguiu se segurar até o intervalo e voltou para o segundo tempo com duas alterações. Uma delas, o esforçado Millar, fez o gol do Chile em uma boa jogada que culminou em um chute que desviou em Piqué e enganou Casillas. Depois disso, como o placar do jogo da Suiça era favorável a ambos, ninguém quis se arriscar e os últimos 15 minutos foram de um toque de bola insosso e camarada.

Dos jogos que não acompanhei, posso dizer o seguinte:

3) Grupo G - Costa do Marfim 3 - Coreia do Norte 0: só vi os gols, mas imagino que deu a lógica. Ambos eliminados.

4) Grupo H - Suiça 0 - Honduras 0: não houve quase nenhuma chance de gol, o que realmente não me surpreende: se a Suiça conseguiu ficar 9 horas sem levar gol em jogos de Copa, deve ter passado um tempo equivalente sem fazer nenhum. E como os suiços precisavam ganhar o jogo para passar, ambos morreram abraçados.

O resultado dos grupos ficou assim:
- grupo G: Brasil em primeiro e Portugal em segundo
- grupo H: Espanha em primeiro e Chile em segundo.

Os confrontos das oitavas são os seguintes:
- Brasil e Chile: passa o Brasil, mesmo que o Bielsa possa inventar mais uma das suas loucuras.
- Espanha e Portugal: como eu continuo achando que Portugal é um timinho, dá Espanha.

quinta-feira, junho 24, 2010

A terceira rodada - Grupos E e F

Vamos primeiro aos jogos que vi:

1) Grupo E - Dinamarca 1 - Japão 3: não sei de onde saiu aquele bom futebol, mas o jogo de hoje deu a pinta que os japoneses estavam escondendo o ouro e resolveram começar a jogar. A Dinamarca pouco fez além de cruzar a bola na área e o Japão, com destaque para o atacante Honda, jogou com a tranquilidade de quem precisava do empate e acabou vencendo de forma convincente. O Japão apresentou bom futebol e pode sonhar com algo mais. Já a Dinamarca precisa tirar alguns Polsen do elenco e se empenhar mais.

2) Grupo F - Eslováquia 3 - Itália 2: os atuais campeões do mundo seguiram jogando mal e experimentaram do seu próprio venendo: a marcação implacável da Eslováquia, que foi envolvente no ataque e marcou mais ou menos sempre que se esforçou. Era patético ver Gattuso e Chielini tentando armar o jogo e o coitado do Iaquinta correndo de um lado para o outro no ataque. A entrada do contundido Pirlo melhorou um pouco as coisas, mas os eslovacos não deram mole e se garantiram nas oitavas. Fazia tempo que os dois primeiros colocados na Copa anterior não passavam da primeira fase, mas acho que o futebol saiu ganhando com as eliminações. Passou quem se esforçou mais e quem jogou melhor. E a Holanda riu à toa.

Agora os jogos que vi apenas pelos melhores momentos:

3) Grupo E - Holanda 2 - Camarões 1: a Holanda parece ter jogado no piloto automático e Camarões praticamente só fez o segundo gol do Eto'o na Copa. Deu a lógica, com direito à volta de Robben, que se recupera de contusão.

4) Grupo F - Paraguai 0 - Nova Zelândia 0: outro jogo no automático. Os "kiwis" se despediram da Copa sem perder nenhum jogo, mas com toneladas de críticas aos seu jogo feio e medroso. Já os paraguaios só garantiram o primeiro lugar do grupo e não se esforçaram nada além disso. Mas talvez isso não seja um bom sinal: segundo um comentarista da ESPN, time que não ganha da Nova Zelândia não merece respeito.

O resultado dos grupos ficou assim:
- grupo E: Holanda em primeiro e Japão em segundo
- grupo F: Paraguai em primeiro e Eslováquia em segundo.

Os confrontos das oitavas são os seguintes:
- Holanda X Eslováquia, passa a Holanda com facilidade
- Paraguai e Japão, tudo pode acontecer, mas se repetir o que jogou hoje, passa o Japão.

quarta-feira, junho 23, 2010

A terceira rodada - Grupos C e D

Como de praxe, só pude ver dois jogos e tive que me contentar com os melhores momentos dos outros dois. Vamos a eles!

1) Grupo C - Eslovênia 0 - Inglaterra 1: os ingleses melhoraram e conseguiram jogar bem durante boa parte do primeiro tempo, mas isso não foi o suficiente para fazer mais gols na defesa da Eslovênia, que tentava não levar mais gols e ficava de olho no outro jogo, por que mesmo perdendo, a classificação poderia vir. E ela quase veio: durante pouco menos de um minuto, após o final do seu jogo, a Eslovênia estava classficada, mas o outro jogo ainda não havia acabado e a casa caiu. Castigo para um time que poderia ter tentato ganhar o jogo e se contentou com levar apenas um gol. Os destaques da Inglaterra foram Rooney (que tentou bastante), Upson (que salvou a pátria no final do jogo) e Gerrard (que sempre se esforça).

2) Grupo C - Estados Unidos 1 - Argélia 0: os melhores momentos mostraram um jogo aberto, cheio de possibilidades e oportunidades de gol. Tudo estava caminhando para o empate sem gols e eliminação de ambas equipes, mas aí alguém lá em cima resolveu mudar as coisas e Donovan pegou um rebote do goleiro dentro da área: um a zero e uma festa sem limites em cima da coitada da bandeira de escanteio. E coitada também da Eslovênia que quase chegou a comemorar a classificação. E esse gol colocou os americanos em primeiro lugar no grupo, por conta dos gols marcados.

Resultado do grupo: Estados Unidos em primeiro e Inglaterra em segundo.

3) Grupo D - Gana 0 - Alemanha 1: mesmo ganhando, a Alemanha não se mostrou mágica e, durante vários momentos do jogo, se viu dominada por Gana, que pecou nas finalizações e não chegou ao gol. Por conta da falta de pontaria ganesa e da pouca organização ofensiva alemã, o jogo caminhava para um empate que classificaria ambas, mas aí o jovem Öetzil acertou um belo chute de esquerda de fora da área e fez o único gol do jogo. Gana ainda tentou fazer algo, mas não conseguiu e teve que ficar na torcida pela Austrália no outro jogo. A Alemanha já não parece mais tão poderosa e vai fazer um jogo imprevisível com a Inglaterra.

4) Grupo D - Austrália 2 - Sérvia 1: o que se viu nos flashes da TV foi uma Sérvia massacrando a Austrália e chegando muito perto do gol durante todo o primeiro tempo. Foi praticamente um treino de ataque contra defesa, mas a bola não entrou. E uma das maiores verdades do futebol deu o ar da sua graça: Austrália contra-atacou e abriu 2 a 0, praticamente sepultando as chances sérvias. Um gol sérvio reacendeu as chances do time já que o empate os classificaria, mas ele não veio e ambos foram eliminados. No caso da Austrália, que empatou com Gana com 4 pontos, a eliminação veio no saldo de gols.

Resultado do grupo: Alemanha em primeiro e Gana em segundo.

Os confrontos da oitavas ficam assim: Estados Unidos X Gana e Alemanha X Inglaterra.
Passam Estados Unidos e Alemanha, mas o maior vencedor deve ser a Argentina que, se ganhar dos mexicanos, pega os americanos nas quartas.

terça-feira, junho 22, 2010

Patriotismo

Para começo de conversa, queria deixar claro que, na minha opinião, patriotismo e torcida de futebol são coisas completamente diferentes.

Torcer por seu país em uma Copa do Mundo não faz uma pessoa mais patriota, mas criticar quem torce também não.
Para mim, o mais próximo de patriota que existe em uma Copa é o jogador que se sacrifica em campo em nome do seu país, coisa que não deve ser lá muito comum neste mundo doido de hoje.
O patriotismo de verdade pode ser identificado, por exemplo, na hora da execução do hino nacional: é beijar a camisa na hora do hino (como fez o Neil, capitão da Nova Zelândia no jogo contra a Itália) e continuar cantando mesmo à capella (como fazem os chilenos).
Hino nacional cantado a plenos pulmões é sinônimo de patriotismo. O resto é esporte, marketing e festa!

Sendo assim, não concordo nem com os torcedores que reclamam de quem não enlouquece durante a Copa e nem com os chatos que adoram dizer que brasileiro só é patriota a cada quatro anos.

Nem ao céu e nem à terra e cada um na sua, numa boa!

A terceira rodada - Grupos A e B

Mesmo de férias, eu não sou dois e não consegui manter o meu ritmo de assistir a todos os jogos. Tudo culpa da terceira rodada que colocou os jogos do mesmo grupo em um mesmo horário para prevenir vantagens para os times que jogam já sabendo do resultado do outro jogo.

Nessa linha, vou comentar os jogos que vi e apenas reproduzir o que ouvi dos outros jogos.

1) Grupo A - França 1 - África do Sul 2: os Bafana Bafana recuperaram a empolgação do primeiro jogo e literalmente colocaram os azuis na roda. A coisa não estava boa para a França e ficou ainda pior quando o Gourcouf foi expulso por uma suposta cotovelada em um adversário. A meu ver, foi um exagero do árbitro, mas como é contra a França, está valendo. O time francês parecia refletir em campo o caso que tomou conta deles fora do campo. Anelka expulso, Evra barrado, Henry esquecido. Tudo isso contribuiu para um futebol fraco e uma despedida melancólica dos atuais vice do mundo. Como não tinha nada com isso, o time da África do Sul foi para cima com objetivo duplo: lutar pela classificação e deixar a torcida orgulhosa. Conseguiu o segundo e foi a primeira seleção anfitriã eliminada na primeira fase.

2) Grupo A - Uruguai 1 - México 0: esse parece não ter sido um jogo de compadres (o empate classificava os dois). Não sei se posso só me ater ao placar, mas os lances que vi e os comentários que li dizem que ambos times tentaram ganhar e os uruguaios acabaram levando. E ainda não tomaram nenhum gol.

Resultado do grupo: Uruguai em primeiro e México em segundo.

3) Grupo B - Coreia do Sul 2 - Nigéria 2: um bom jogo, onde a Coreia foi mais eficiente e a Nigéria perdeu gols inacreditáveis que até eu faria. Por conta dessa eficiência, acabou sendo um resultado justo. Pena para os africanos que vêem um segundo time do continente eliminado na primeira fase. Os dois Park da Coreia levam o time nas costas o que pode levar a uma situação complicada caso eles recebam marcação forte e eficiente.

4) Grupo B - Argentina 2 - Grécia 0: parece ter sido um jogo sonolento, onde a Grécia se defendeu no primeiro tempo e levou dois gols no segundo, provavelmente pela obrigação de ganhar o jogo já que a Nigéria não estava ganhando da Coreia do Sul. Deu a lógica.

Resultado do grupo: Argentina em primeiro e Coreia do Sul em segundo.

Os confrontos da oitavas ficam assim: Argentina X México e Uruguai X Coreia do Sul.
Argentina e Uruguai devem passar para as quartas.

segunda-feira, junho 21, 2010

A segunda rodada

Com o final da segunda rodada, algumas coisas já se definiram e outras ainda vão ter que esperar pela última rodada. Vamos aos jogos!

1) Grupo A - África do Sul 0 - Uruguai 3: para onde foi aquela marcação eficiente e aquele espírito de luta dos anfitriões? Acho que nem o Parreira sabe. Sem essas características, os Bafana Bafana foram presas fáceis dos uruguaios, que fizeram um jogo muito parecido com o primeiro, só que desta vez encontraram muito mais facilidade. Goleada e virtual classificação do Uruguai. Goleada e virtual eliminação da África do Sul, que agora precisaria de um empate entre França e México para tentar tudo na última rodada.

2) Grupo A - França 0 - México 2: um jogo sem nenhum brilho por parte dos franceses e com muita aplicação e muitos chutes a gol por parte dos mexicanos, ao contrário do que fizeram no primeiro jogo. O resultado refletiu os esforços de cada um e colocaram a França em uma situação muito complicada: precisa ganhar da África do Sul e torcer para que Uruguai e México não empatem. Se acontecer o empate, uruguaios e mexicanos passam e os franceses mais uma vez voltam para casa na primeira fase. Sorte do Brasil.

3) Grupo B - Argentina 4 - Coreia do Sul 1: um show argentino. Parecia um espetáculo de tango, a exceção da trapalhada do Demichelis que gerou o único gol coreano. O time argentino segue sobrando na frente, mas continua exposto atrás. Se conseguir fazer mais gols do que leva, ganha a Copa, mas essa não foi a fórmula da Itália campeã de 2006 e não é a fórmula brasileira. Vamos ver quem leva. A Argentina deve ter garantido o primeiro lugar e deixa a briga para os demais.

4) Grupo B - Grécia 2 - Nigéria 1: um jogo meio esquisito. A Nigéria começou melhor, abriu o placar e parecia que ampliaria o domínio e garantiria a vitória, mas uma expulsão patética do jogador Sani Kaita (que tentou agredir um adversário, não conseguiu e ganhou o vermelho) mudou as coisas, encheu os gregos de coragem e, mesmo com um time limitado, veio a virada. No final das contas, a Grécia voltou à briga e a Nigéria está praticamente fora.

5) Grupo C - Eslovênia 2 - Estados Unidos 2: os americanos eram favoritos e começaram melhor, mas os eslovenos se postaram bem em campo, jogaram de forma bem organizada e abriram 2 a 0. Os americanos se assustaram e não conseguiam assustar o goleiro, mas, no segundo tempo, fizeram o primeiro, o segundo e só não fizeram o terceiro por um erro do juiz que anulou um gol aparentemente legítimo. Seria uma virada épica, mas o empate manteve as chances de ambos times.

6) Grupo C - Inglaterra 0 - Argélia 0: deu sono acompanhar este jogo. Se ele tivesse sido o primeiro do dia, às 08:30, eu certamente teria dormido. A Inglaterra não consegue produzir nada, Rooney fica isolado na frente e cada vez fico mais convencido que o tal de Lampard é só marketing. O único que se salva é o Gerrard, mas como ele é volante, fica difícil ganhar o jogo. Para a Argélia foi praticamente uma vitória, ainda mais por que os "favoritos" ingleses podem fazer-lhe companhia na eliminação caso não ganhem da Eslovênia na última rodada.

7) Grupo D - Alemanha 0 - Sérvia 1: a prova de uma expulsão injusta em um jogo equilibrado pode determinar o vencedor. No caso, foi o artilheiro Klose que acabou fora do partido em uma decisão, a meu ver, equivocada do juiz. Nessa situação, a Sérvia, que já fazia um bom jogo, aproveitou a oportunidade e derrubou o bom time alemão. Mesmo com a derrota, a Alemanha segue como favorita e vai para o último jogo com chances de classificação. Já a Sérvia está com a faca e o queijo na mão, bastando ganhar da Austrália para chegar às oitavas.

8) Grupo D - Gana 1 - Austrália 1: por conta da goleada sofrida na estreia, a Austrália veio disposta a não levar outra, mas mesmo assim o time continuou frágil e Gana dominou praticamente todo o jogo, exceto o rebote de uma falta no primeiro tempo que rendeu o gol da Austrália, que depois disso se fechou completamente. Mas a insistência de Gana deu resultado e o empate veio após um pênalti e a expulsão do melhor australiano em campo, Kewel. Por incrível que pareça, Gana não soube aproveitar o homem a mais e o melhor futebol e não garantiu a classificação para as oitavas, ficando só no empate. Agora, as quatro seleções vão para a última rodada com chances de classificação.

9) Grupo E - Holanda 1 - Japão 0: a Holanda era favorita, tem bons jogadores, mas não consegue transformar tudo isso em gols. Ela tem mais posse de bola, chega perto do gol, gera certo perigo, mas fica a sensação de que eles não são tudo isso. O gol da vitória veio em um chute forte de fora da área do Snejder que contou com a "maldição da Jabulani", a característica cientificamente provada que faz a bola se desviar mais do que as bolas tradicionais. Não sei se isso é suficiente para ser campeão. O Japão foi o de sempre e mesmo com a derrota ainda tem chance.

10) Grupo E - Camarões 1 - Dinamarca 2: o time de Eto'o começou melhor, aproveitou as falhas de saída de bola da Dinamarca, abriu o placar e quase fez o segundo ainda no primeiro tempo, mas aí a Dinamarca acordou, Rommedahl fez um carnaval pela direita, Bendtner fez o segundo e os Leões Indomáveis foram os primeiros eliminados da Copa da África. Foi um bom jogo, mas teria sido ainda melhor se Camarões tivesse segurado um pouco mais o jogo e se a defesa fosse um pouco mais sólida. Agora a Dinamarca joga a vaga contra o Japão sem depender de mais ninguém.

11) Grupo F - Eslováquia 0 - Paraguai 2: mais uma vez a herança da antiga Tchecoslováquia ficou perdida em algum limbo. Os eslovacos foram facilmente envolvidos pelos organizados paraguaios e mesmo com a falta de confiabilidade do goleiro Villar, não conseguiram ameaçar o gol sulamericano. O Paraguai foi dominando o jogo aos poucos e, como se diz na crônica esportiva, os gols saíram naturalmente. Vaga na mão, os paraguaios jogam por um empate contra a Nova Zelândia. Já os eslovacos precisam ganhar da Itália, o que sempre é difícil.

12) Grupo F - Itália 1 - Nova Zelândia 1: mais uma vez os Kiwis fizeram história. Eles abriram o placar com um gol irregular, se voltaram para a defesa, levaram o empate em um pênalti corretamente marcado pelo árbitro e muito bem batido por Iaquinta, mas conquistaram mais um ponto nesta que já é a melhor participação deles em Copas. A Itália é melhor tecnicamente, mas não consegue se organizar no meio de campo e desperdiça a maior posse de bola que sempre tem. Desse jeito, mesmo que ganhe da Eslováquia e se classifique, não inspira muita confiança no torcedor.

13) Grupo G - Brasil 3 - Costa do Marfim 1: um adversário fechado, mas muito mais técnico e, por isso mesmo, muito mais ambicioso. Era isso o que o Brasil precisava para ganhar auto-confiança. Os marfineses marcaram bem no início, mas não contavam com a sorte de Kaká antes do passe açucarado para o Fabuloso quase arrancar a rede do gol. No segundo tempo, novo gol de Luis Fabiano, desta vez irregular com dois toques de mão, mas com direito a dois chapéus e mais um petardo. Aí os africanos começaram a apelar, Kaká deu mais um belo passe para Elano fazer o terceiro, o mesmo Elano quase teve a perna quebrada por uma entrada criminosa, Kaká apanhou e foi provocado até responder de leve e ser expulso pelo juiz, Drogab fez o gol marfinense e o Brasil garantiu a passagem para as oitavas. O time melhorou, demonstrou que tem potencial e que vai para cima de Portugal para garantir o primeiro lugar do grupo. Categoria para isso ele tem. Já a Costa do Marfim reza por mais um empate de Portugal e um resultado expressivo no terceiro jogo, contra a Coreia do Norte.

14) Grupo G - Portugal 7 - Coreia do Norte 0: a maior goleada da Copa não significa que Portugal vai ganhar o título. Muito pelo contrário. Portugal encontrou uma Coreia completamente diferente da que enfrentou o Brasil, muito mais aberta e, por isso mesmo, vulnerável, e acabou aproveitando o presente. Mas foi somente no segundo tempo que essa vantagem apareceu. No primeiro, os coreanos até chegaram perto do gol português, mas não tiveram capacidade para marcar. Portugal fez tantos gols que sobrou um até para o Cristiano Ronaldo. Com esse resultado, a Costa do Marfim não precisa de um, mas de um caminhão cheio de milagres para se classificar.

15) Grupo H - Chile 1 - Suiça 0: praticamente um treino ataque contra defesa. Mais uma vez o time de Bielsa jogou no ataque, pressionando o tempo todo, usando bem as pontas e sempre se aproximando do gol. Mas não foi à toa que a Suiça ficou mais de 9 horas sem levar gol em partidas de Copas. Os caras são muito eficientes nisso de defender, com total abdicação do ataque, diga-se de passagem. O Chile tanto bateu até que marcou. E quase levou o empate no final, mas acabou vencendo e chegando a seis pontos, uma marca histórica para o time. Um empate no jogo da Espanha classifica o time para a próxima fase.

16) Grupo H - Espanha 2 - Honduras 0: uma boa partida dos espanhóis e, a exemplo do que ocorreu com o Chile, um caminhão de gols perdidos. Os espanhóis seguem tocando bem a bola e chegando perto do gol, mas Fernando Torres ainda não está bem e isso significa muito erros no ataque. Mesmo sendo uma boa partida, a Espanha ainda não demonstra força para ganhar o título, mas talvez isso venha à partir da segunda fase, à qual a Espanha passa vencendo o Chile no último jogo. O lado irônico deste resultado é que o Chile, que hoje lidera o grupo, pode ficar fora de acordo com os resultados da última rodada. Deus queira que não.

Com o segundo jogo da cada seleção, ocorreu uma mudança na divisão dos favoritos:
Grupo dos que brigam pelo título: Alemanha, Argentina e Brasil.
Grupo dos fortes, mas vulneráveis: Holanda, Portugal e Espanha.
Grupo dos que ficam pelo caminho: França, Inglaterra e Itália.

Para a terceira rodada, os palpites virão diários!

sexta-feira, junho 18, 2010

Viva Chile!

Provavelmente este é um assunto completamente irrelevante para todos os brasileiros, mas para nós chilenos, a vitória contra Honduras foi histórica, tanto do ponto de vista esportivo, quanto do social.


A festa dos jogadores


Com isso, após o comemorado "resgate do orgulho nacional" obtido pelo técnico argentino Marcelo Bielsa durante as eliminatórias, o bom início na Copa faz todo o Chile sonhar com mais.
Resta saber o que esse orgulho é capaz de fazer contra Espanha e, se tudo der certo, Brasil. De qualquer maneira, é uma grande evolução, principalmente na cabeça dos jogadores.
Mas, por enquanto, a celebrar, conchesuma..!



quinta-feira, junho 17, 2010

A primeira rodada

Como este espaço foi criado mais para expor meus palpites do que para fazer qualquer tipo de análise técnica ou tática, vou aproveitar o final da primeira rodada e as minhas férias, que me permitiram ver 100% dos jogos agora, para tecer alguns comentários sobre cada um dos jogos realizados até agora.

Para os chatos de plantão, vale ressaltar que esta é somente a minha opinião!

1) Grupo A - África do Sul 1 - México 1: os donos da casa estrearam animados e conseguiram se defender bem do México, que tocou bem a bola, mas que não chutou a gol e sem chutar, fica difícil fazer gol. Os Bafana Bafana saíram na frente, tiveram um pênalti não marcado e perderam um gol impossível nos minutos finais. O empate do México acabou sendo até justo. Esses dois times devem ficar na primeira fase.

2) Grupo A - Uruguai 0 - França 0: nenhuma novidade. O time uruguaio é aplicado, mas limitado e os órfãos de Zizou, que seriam os primeiros favoritos ao título a estrear, não podem fazer gols de mão a toda hora. Um jogo amarrado e sem muitas emoçoes, o que significa equilíbrio no grupo e ausência de prognósticos.

3) Grupo B - Argentina 1 - Nigéria 0: segundo favorito a jogar, o time de Messi partiu para cima da Nigéria e pôs a defesa africana na roda, mas não conseguiu vencer o ótimo goleiro africano. Mostrou um poderio ofensivo espantoso, mas sem um lateral direito e com uma defesa instável, pode ter problemas nas fases posteriores. Argentina passa em primeiro e a Nigéria, que é um bom time, mas ainda precisa evoluir, briga pelo segundo.

4) Grupo B - Coreia do Sul 2 - Grécia 0: deu a lógica. O time grego ganhou a Eurocopa de 2004 por milagre e o próprio técnico deles disse que milagres não acontecem a toda hora. A Coreia foi a correria de sempre e mostrou bom futebol para brigar pela segunda vaga do grupo. A Grécia deve ser o saco de pancadas.

5) Grupo C - Inglaterra 1 - Estados Unidos 1: o terceiro favorito veio cheio de espectativas por conta do técnico Fabio Capello, da "nova" forma de jogar e dos craques milionários, mas não mostrou muita coisa depois de abrir o placar. O jogo foi morno até o frango do goleiro inglês que aceitou um chutinho do Beasley. Empate justo entres aqueles que devem ser os dois primeiros da chave. Mas a Inglaterra precisa mostrar mais.

6) Grupo C - Argélia 0 - Eslovênia 1: um jogo duro de assistir. Mais um frango, desta vez do goleiro argelino e a Eslovênia conseguiu os primeiros pontos em Copas. Pela limitação de ambos, devem ser apenas contra-peso para os ingleses e americanos.

7) Grupo D - Alemanha 4 - Austrália 0: enfim um favorito que entre com algo mais do que o nome. A Alemanha deu show e não parecia a mesma de outros carnavais. Um time jovem, técnico, ofensivo e organizado, contra uma Austrália que envelheceu e perdeu a pegada, ao menos em termos de eficiência. Um jogo fácil e o primeiro grande candidato ao título.

8) Grupo D - Sérvia 0 - Gana 1: um jogo equilibrado onde prevaleceu a força dos ganeses. Poderia ter dado qualquer coisa, mas deu Gana por conta de um pênalti atrapalhado do zagueiro sérvio. Como a Austrália deve perder para todos mundo, os sérvios ainda tem chance, mas Gana é a favorita para ficar com a segunda vaga.

9) Grupo E - Holanda 2 - Dinamarca 0: mais um jogo onde deu a lógica, apesar da Dinamarca ter vindo muito mais forte do que se esperava de uma seleção que havia declarado que o objetivo era fazer um gol. O jogo foi duro em todos os sentidos e os holandeses levaram por alguns golpes de sorte. Apesar disso, o time da Holanda é bom e confirma o favoritismo.

10) Grupo E - Japão 1 - Camarões 0: na teoria, acho que pode ser considerada uma meia-zebra, mas na prática, foi mais um descuido camaronês do que outra coisa. Os dois times são bem limitados e ganhou quem teve mais sorte. Os dois times devem perder para a Holanda e disputar a segunda vaga com a Dinamarca. Nada mais.

11) Grupo F - Itália 1 - Paraguai 1: a velha categoria defensiva italiana parece ter ficado em casa. O Paraguai deu um calor nos italianos como eu não via há muito tempo e só não ganhou por deficiência técnica dos atacantes. A Itália não deve ir muito longe, ainda mais com a contusão do goleiro Buffon, que corre o risco de não jogar mais na Copa. Briga de foice no escuro pelas duas vagas.

12) Grupo F - Nova Zelândia 1 - Eslováquia 1: jogo histórico: foi o primeiro gol neozelandês em Copas. Jogo também decepcionante: a Eslováquia chegou com espectativas por conta da herança da antiga Tchecoslováquia, mas parece que nem eles e nem o checos ficaram com ela. Deve ter ido para algum vizinho. Como não parece haver nenhum bicho papão no grupo, qualquer um tem chance.

13) Grupo G - Costa do Marfim 0 - Portugal 0: posso dizer que foi o jogo da "pressão". De um lado, o "verdadeiro" Ronaldo, como dizem os hilários portugueses. De outro, Drogba e seus asseclas. No encontro dos marrentos, nada de gol e de bom futebol. Disseram que os africanos produziram mais, mas para mim eles continuam sendo apenas marketing. E o único que posso dizer de Portugal é que se trata de um timinho. Um desses deve ser o segundo do grupo, dependendo do que cada um fizer contra a Coreia.

14) Grupo G - Brasil 2 - Coreia do Norte 1: para mim, isso já era esperado. Se um time só joga no contra-ataque, quando o adversário não ataca, as opções ficam muito reduzidas. Foi exatamente o que vimos. Os críticos ficaram felizes em achar dezenas de novos defeitos, mas eu vi apenas os mesmos e notei uma mudança no time no segundo tempo, mudança essa que se traduziu em gols. Aos coreanos, o mérito de ter feito um gol, que pode acabar complicando o Brasil, coisa na qual eu não acredito. Mais um favorito "meia bomba".

15) Grupo H - Honduras 0 - Chile 1: uma grata surpresa. O meu querido Chile jogou de forma ofensiva, insinuante e rápida o jogo inteiro e poderia ter goleado. Honduras só se defendeu e contou com a "pipoca" do atacante chileno Alexis Sanchez que precisa ser menos "Valdivia" e mais "Zamorano" se quiser fazer a diferença. Se vencer a Suiça, o Chile passa em segundo no grupo e fica no Brasil.

16) Grupo H - Espanha 0 - Suiça 1: uma grande zebra e a confirmação de que os espanhóis realmente amarelam. A Espanha é técnica, tem o melhor meio de campo do mundo, domina o jogo, joga bonito, tem posse de bola, mas na hora de decidir, continua tocando. Aí vem a Suiça, que não leva gol há centenas de minutos (mas também custa a fazer um), pega a defesa de surpresa em um contra-ataque e joga no lixo todo o favoritismo. Além de ter complicado os espanhóis, os suiços complicaram o Chile já que passam para a próxima fase se repetirem a sua especialidade: não levar gols.

No final das contas, acho que dá para dividir os favoritos em três grandes grupos:
Grupo dos que brigam pelo título: Alemanha
Grupo dos fortes, mas vulneráveis: Argentina, Inglaterra, Holanda e Brasil.
Grupo dos que ficam pelo caminho: França, Itália, Portugal e Espanha.

Vamos ver o que a segunda rodada nos reserva!

terça-feira, junho 15, 2010

Volto a escrever neste blog para um registro rápido sobre a estréia do Brasil na Copa do Mundo de 2010, daqui a pouco mais de 90 minutos.

Antes dos elogios, as dúvidas.
Não gosto do time com mais volantes do que atacantes, não gosto que o Kaká seja o único jogador de criação, não gosto do estilo de jogo com base no contra-ataque e, mais do que tudo, não gosto da ausência de surpresas no banco.

Por outro lado, apesar de não estar muito confiante, acredito que pode dar certo, acredito no grupo de jogadores que o Dunga formou, acredito na dedicação que todos e cada um deles volta para a Seleção e acredito que eles acreditam que somente juntos podem chegar ao objetivo de todo um país.
Eu repito que acredito que pode dar certo e acho que, tirando os urubus de plantão, todo o resto do país também acredita.

Vai Seleção, e que seja o que Deus quiser!!!!