quarta-feira, outubro 03, 2007

Sobre campeões

Apesar do título, este post não trata de times que levantaram canecos.
Pelo contrário, um deles chegou perto, mas caiu diante de um adversário mais experiente e preparado.
Não adiantou a "magia" de Marta, os chutes de fora da área da Cristiane, a seriedade da Formiga, o fôlego da Daniela e a efetividade da Andréa. A Alemanha foi mais eficiente e levou o bi-mundial.


Alemanha campeã: alegria



Brasil vice de novo: tristeza


Mas isso não é motivo para deixarmos de celebrar a vitória delas. Sim, por que qualquer resultado obtido pelo futebol feminino no Brasil é uma vitória.
Elas não têm campeonato nacional, não têm mega-patrocínios, não têm badalação, mal tem times profissionais para jogar e ainda assim ganham a prata das Olimpíadas e o vice na Copa do Mundo.
Temos que comemorar o "milagre"!
Comemorar, apoiar e torcer. Afinal de contas, a Marta tem apenas 21 anos de idade e muito futebol pela frente. E o pênalti perdido na final é um mero detalhe, que poderia ter feito a diferença, mas ainda assim é um detalhe esquecível.
Por que com tudo isso ela foi a artilheira e a melhor jogadora do Mundial. E isso não é pouco!
Vem aí o bi da melhor do mundo da FIFA!


Marta e o pênalti perdido: detalhe


O outro "campeão" é o São Paulo, que ainda tem 10 jogos pela frente, mas que já levou o caneco para muitos dos especialistas brasileiros no esporte bretão.
Como bom torcedor consciente que sou, prefiro ser otimista, mas esperar até os números indicarem a vitória definitiva. Minha intuição diz que isso acontecer no próximo dia 21/10, no jogo contra o Cruzeiro, mas vamos esperar.

O time joga bem, tem padrão, tem tática, tem garra, tem sorte, tem fôlego, tem técnica e consegue resultados. Está tudo no lugar e nada nos leva a pensar em mudanças radicais de rumo.
Ainda assim, prefiro esperar.

E enquanto espero, pergunto ao Dunga: se o Rogério Ceni (indiscutivelmente o melhor goleiro brasileiro em atividade) é velho para os planos de preparar o time para a Copa de 2010, por que insistir em Doni e Júlio César e não dar uma oportunidade para Diego Cavalieri do Palmeiras e Felipe do Corinthians?
Alguém aí pode me explicar?


Ceni na capa da Placar de outubro

Nenhum comentário: