Quase todas as emoções das três séries do Campeonato Brasileiro já foram vividas.
Já temos campeões, rebaixados, classificados para algumas copas e até times que não saíram do lugar, o que só não é pior do que cair.
Para esse último grupo de times, caso não seja feito um investimento ou uma estruturação, sempre existe o ano que vem para reviver as emoções da quase-queda.
Na Série A, o campeão é o São Paulo e os rebaixados são a Ponte Preta, o São Caetano, o Fortaleza e o Santa Cruz. Dois no Nordeste e dois de São Paulo. Não gostei.
Para a Libertadores, já se garantiram o Santos e o Grêmio. Falta a última vaga, aquela que é só metade já que obriga uma eliminatória antes do torneio principal.
Na disputa, Paraná e Vasco, com vantagem para os paranaenses que jogam a última em casa. Mesmo que seja contra o São Paulo, torço pelo Paraná.
Na Série B, ganhou o Galo mineiro, que levou junto consigo para a Série A o Náutico, o Sport e o América de Natal. Um grande mineiro e três times do Nordeste para repor as perdas deste ano. Bom resultado.
Pena para o Paulista que ganhou fora de casa mas perdeu a última vaga nos critérios de desempate. E pior é pensar que a vaga escapou nos últimos minutos do jogo do Atlético Mineiro, que ganhava por dois a zero, mas deixou o América empatar e se garantir.
Que no próximo ano a coisa seja definida antes em favor do time de Jundiaí.
Os rebaixados foram o Guarani, Paysandu, São Raimundo e Vila Nova. Um campeão brasileiro e um grande time do Norte que já teve passagens pela Libertadores.
A Portuguesa se salvou no final do jogo com o Sport e com um gol de pênalti. Ufa!
Duas máxima para descrever este resultado: "o futebol não perdoa a incompetência" e "tradição não enche barriga".
E na Série C, ganhou o Criciúma e subiram o Ipatinga, o Barueri (até que enfim um paulista se dando bem) e o Vitória da Bahia.
Enquanto isso o Bahia segue na purgatório dos incompetentes. Vergonhoso para um time grande como esse, mas sintomático das exigências do futebol atual. Se bobear, o Ipatinga chega na primeira antes que o Bahia chegue à segunda. E isso por que não existe uma quarta para se cair.
Coisa feia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário