sexta-feira, janeiro 12, 2007

Don Diego

Eu amo o Maradona!
Amo o gol de mão e os dribles em todo o time da Inglaterra em 86, as embaixadas com um limão na adolescência, a agressão contra o Batista em 82, a comemoração energética e raivosa em 94 e o show atual nos jogos de Showbol.
Amo até a perseguição americana em 94, que flagrou Don Diego "alto" novamente e mostrou o quão "goiabas" podem ser mesmo os filhotes de Bush.
Amo quase tudo no Maradona, que para mim é 99% perfeito.
Só falta uma coisa para ele atingir o grau de divindade: ser brasileiro.



Sim por que se Maradona fosse brasileiro, a briga pelo título de melhor de todos os tempos teria muito mais graça.
Sendo argentino, nossa preferência por Pelé fica muito mais fácil.
Somamos a fome de amar Pelé com a vontade de comer de odiar os argentinos e a coisa se resolve por aí.
Mas se ele fosse brasileiro, ah, teríamos um problemão nas mãos.
Como tenho a tendência de gostar mais de jogadores que vi jogar, comigo Maradona teria um voto garantido.



Admiro tanto o jogador Maradona, que consigo separá-lo do homem, drogado, desbocado, mal-educado e vulgar. O jogador Maradona é o máximo e o homem é apenas um homem.
Mas apesar de separar o homem do jogador nas minhas preferências, não chego ao cúmulo de considerá-los comos pessoas diferentes como faz nosso querido Pelé.
Ambos são aspectos da mesma pessoa e como tais podem gerar amores e ódios.
Também acho exagerada, para não dizer ridícula, a fundação da Igreja Maradoniana em Buenos Aires, mas aí me lembro que eles são argentinos e isso me tranquiliza.
Como algumas pessoas uns 2000 anos antes, eles certamente não sabem o que fazem.



Acredito que, comparações à parte, não há quem não admita que Maradona é um jogador a se invejar e que seria ótimo tê-lo do nosso lado.
Feliz ou infelizmente isso não aconteceu e temos que aturar nossos vizinhos com mais esta razão para se considerarem os maiorais.
Correndo o risco de ser apedrejado pelos meus vizinhos, confesso que em se tratando de Maradona, os argentinos estão cobertos de razão.



Nenhum comentário: