segunda-feira, janeiro 15, 2007

Estádios


A bela fachada


O primeiro estádio da minha vida deve ter sido o velho Pacaembu.
A dúvida é natural quando a primeira experiência futebolística acontece quando se tem cinco anos de idade. Essa informação também é duvidosa, mas bem pouco importante para o que tenho em mente.
Quero falar da experiência de ir ao estádio e compartilhar o instinto coletivo com aquele bando de gente que assume sua irracionalidade durante quase duas horas e frequentemente sai satisfeito com isso.
Não importa se falta leite em casa, dinheiro no bolso e emprego na segunda-feira.
A experiência de ir a um estádio de futebol é tão única, que se não justifica tudo, pelo menos ameniza grande parte das dores desta vida.

Voltando ao Pacaembu, não conheço lugar mais agradável para ver uma partida de futebol.
Mesmo a chuva torrencial que peguei na primeira vez, quando estava com meu velho pai e meu tio do coração, serviu para diminuir a festa.
Naquela época não havia metrô na Zona Oeste e por isso caminhamos na chuva por toda a Avenida Pacaembu até conseguir pegar um ônibus próximo à General Olímpio da Silveira.
Era um Corinthians e XV de Jaú em um Paulista do início dos anos 80. Infelizmente não me lembro do ano, mas sei que os corintianos ganharam por 2 a 1.
Apesar de ser um semi-fanático tricolor paulista, meu pai gosta de tudo que se refere a povo e uma afinidade pelo time da Fiel era algo natural. Daí a nossa presença nesse jogo.


O belo e bom Pacaembu


O Pacaembu é caloroso, colorido, acessível (ao menos hoje) e, acima de tudo, bonito.
A sua fachada é o máximo e seu entorno é melhor ainda. Até quem mora ali perto não tem do que reclamar já que pode ter o privilégio de ver o jogo sem pagar nada, de uma distância maior, é verdade, mas ainda assim de graça.

Já o Morumbi é outra estória. Um estádio grande, distante, meio gelado, mas cheio de significados. É a casa do meu São Paulo, o que já diz tudo sobre o seu lugar no meu coração. É para que vou quando quero gritar gol e é lá que pretendo estar quando o Tricolor ganhar o tetra no próximo domingo.


O grande Morumbi


Além do futebol, o Morumbi também é o lugar onde me encontrei com a turma do Bono por duas vezes, o que só aumenta a ligação com o lugar.

Antigamente eu achava muito complicado chegar até o templo tricolor. Eu não tinha carro e por isso só entrava no estádio se fosse acompanhado de algum amigo do meu velho que nos dava carona e nos colocava de algum jeito no meio das numeradas.
Acho que meu pai sentia a mesma dificuldade já que nunca fez questão de nos levar ao estádio. Na verdade, devem ter existido motivos muito mais importantes do que esse, mas a verdade é que isso ma ajudou a não ter muita simpatia por estádio e aglomerações.


A fachada do Morumbi


Ainda bem que existem os automóveis e os estacionamentos de shopping, que mudaram radicalmente a ordem das coisas.
Agora posso pegar o carro da família, colocar a minha mineira ao meu lado e rumar para o distante Morumbi para curtir a brisa fria do bairro e a energia quente da galera.
Mesmo com os preços extorsivos que alguns malandros teimam em cobrar pelos diversos tipos de estacionamentos disponíveis, ainda acho que valha a pena se posicionar lá em cima na arquibancada e curtir toda a alegria que o São Paulo nos proporciona.

Se Ele quiser esta será apenas a primeira de muitas vezes que veremos o Tricolor campeão!


O templo Tricolor lotado

Nenhum comentário: