sábado, julho 03, 2010

As Quartas de Final - Parte 2

Mais dois jogos que deixaram lágrimas e euforias e que justificaram bastante o suor de cada jogador envolvido.

1) Alemanha 4 - Argentina 0: se dizia que o ataque argentino era matador e implacável, mas que a defesa era muito vulnerável e ainda não havia enfrentando um time realmente desafiador. Diziam também que o time alemão era muito jovem e não conseguiria se sair bem contra um time tão talentoso quanto a Argentina. Por fim, disseram também que Messi seria o craque da Copa e que seu primeiro gol estava para sair. Bom, parece que só parte dessas "afirmações" se revelou verdadeira. A Alemanha começou o jogo marcando sob pressão e dominou o meio de campo. Os volantes Schweinsteiger e Khedira, comeram a bola, marcaram e armaram quase todas as jogadas do time. Messi não conseguiu respirar sem ter marcação individual e por isso pouco fez além de uns poucos passes. O zagueiro Otamendi foi uma verdadeira mãe: deixou Mueller livre no primeiro gol, fez um caminhão de faltas e não marcou ninguém. Ir para o intervalo com apenas um gol de desvantagem foi um presente para a Argentina que, sem o meio de campo, era improdutiva no ataque e vulnerável na defesa. No segundo tempo, nada mudou e a Alemanha continuou mandando no jogo. Mueller, Oëzil, Schweinsteiger e Khedira jogavam tranquilos e controlavam bem o jogo. Os demais gols saíram naturalmente e a Argentina voltou para casa humilhada. Depois do jogo, Maradona disse que este era o início de uma filosofia de trabalho, no que eu discordo completamente: assim como o Brasil, a Argentina mudou sua maneira de jogar, neste caso, para deixar que Messi jogasse mais ou menos como no Barcelona e com isso abriu mão da sua defesa. Fazer isso e ter um Messi bem marcado é o mesmo que cometer suicídio, por isso acredito que essa filosofia não vá prosperar. Infelizmente pode ser a volta do antigo e improdutivo Messi da Seleção, mas se não aparecer outra alternativa, o castigo terá que ser do melhor.


Adiós, dublê de técnico


2) Espanha 1 - Paraguai 0: um jogo brigado e até truncado, onde a Espanha teve a sua tradicional maior posse de bola e o Paraguai se defendeu com unhas e dentes. Diferente do que se poderia esperar, o Paraguai não teve medo e tentou atacar nas poucas chances que teve, mas a preocupação com a defesa era tanta que os coitados dos atacantes não conseguiam fazer muita coisa. A categoria da Espanha era visivilmente superior, mas Torres continuou mal e Villa era o único que chutava. Os demais exibiam categoria, mas só faziam a bola ir de um lado para o outro. Como diz o Falcão, nenhuma jogada mais "vertical". No segundo tempo a dinâmica se repetiu, mas a coisa melhorou. A Espanha chegou mais ao gol, foi mais perigosa e deixou de se preocupar tanto com a defesa. O problema é que o gol não saiu, o Paraguai contra-atacaou e teve um pênalti marcado ao seu favor. Cardozo bateu mal, Casillas pegou, a Espanha atacou, e logo depois o pênalti foi marcado para o outro lado. Xabi Alonso bateu bem e marcou, mas o juiz apontou invasão da área e mandou voltar. Xabi mudou o canto e Villar pegou. Em menos de cinco minutos o jogo teve mais emoções do que nos 85 restantes. Ou quase. Pedro entrou no lugar de Xabi, foi jogar pela ponta direita e veio de lá para receber um passe açucarado de Iniesta, que fez grande jogada pelo meio e entregou o gol de bandeja. Pedro bateu bem, mas a bola bateu na trave e sobrou no pé de Villa, que ajeitou e mandou na outra trave. Desta vez a bola entrou, devagar e quase que percorrendo a linha do gol, mas entrou. Villa artilheiro da Copa. Era o prêmio para quem tem mais talento e o castigo para quem não tinha mais de onde tirar armas para ganhar o jogo. O Paraguai foi um dos únicos que fez tudo o que pôde para ganhar, mas felizmente para o futebol, o talento ganhou do esforço.


David "mara" Villa novamente em ação


Mais um Semifinal definida. Alemanha e Espanha se enfrentam para definir quem vai lutar pelo título.

Com o final das Quartas, vale a pena retomar a observação feita nas Oitavas: eram quatro times sulamericanos e ficou apenas um. Eram três times europeus e ficaram os três. O único time africano também não conseguiu.
Parece que a ideia de superioridade futebolística que nós e os argentinos teimamos em sustentar não se confirma na prática. A menos que o Uruguai consiga o improvável contra a Holanda, teremos uma nova final entre times europeus, a segunda seguida.
Parece também que quem gosta de festa é DJ e só ganha Copa quem se organiza e faz as coisas com seriedade.

Um caso a se pensar.

Nenhum comentário: