sábado, julho 10, 2010

O terceiro lugar

Alemanha 3 - Uruguai 2

Esta era um jogo-prêmio tanto para o Uruguai quanto para a Alemanha.
Prêmio por que nenhuma das seleções acreditava que podia chegar tão longe na competição e tão perto do título.
Por mais que se tratem de seleções super tradicionais e que reunam 5 títulos mundiais, niniguém acreditava tanto assim neles, provavelmente nem eles mesmos.

O Uruguai vinha de uma classificação na repescagem contra a Costa Rica, o que, com o devido respeito, não aumenta muito a sua confiança.
Mas para demonstrar como o que vale é o que acontece dentro de campo, o time de Forlán foi fazendo seu jogo, deixando o sangue em campo, contando com a sorte e chegou a ser uma das quatro melhores seleções do mundo. Ninguém ajudou, ninguém empurrou. Foram eles mesmos que conseguiram isso com, literalmente, o suor dos seus rostos.

Já a Alemanha surpreendeu a todos quando mostrou um time jovem, rápido e insinuante, nada parecido com os tradicionais e pesados times alemães. Mueller, Khedira e Oëzil foram nomes que o mundo passou a acompanhar e, por que não, a torcer. O esquema alemão era bem organizado e era baseado em marcação no campo do adversário e bom toque de bola. Não era algo do nível do meio-campo espanhol, mas era suficiente para ganhar de quase todos os outros.

E foi mais ou menos assim que aconteceu!
A Alemanha era mais eficiente, mas o Uruguai dava o sangue e tinha Forlán inspiradíssimo. Mueller abriu o placar, Cavani empatou, ainda no primeiro tempo.
Forlán virou no início do segundo, Jansen e Khedira viraram de novo e confirmaram o terceiro lugar da Alemanha.
A luta e o esforço não foram suficientes para o Uruguai, mas acho que eles não ficaram tristes. A festa em Montevidéu já está garantida e o orgulho do futebol uruguaio foi resgatado.
Para a Alemanha, fica a fantástica sensação de obter em 2010 um resultado que só era esperado em 2014. Não dá para garantir que esse resultado virá, mas é bom ficar de olho neles.


Khedira, um cara para se acompanhar



Forlán, O cara

Nenhum comentário: