segunda-feira, junho 18, 2007

É preciso coragem

O tema da conversa com os amigos há alguns almoços atrás era o pedido de dispensa enviado por Kaká e Ronaldinho Gaúcho para a CBF. Eles afirmavam, em um fax idêntico, que estavam cansados, precisavam de férias e agradeciam muito a lembrança de Dunga.
Mesmo que já estejam acostumados com essas situações, principalmente depois que os empresários e os treinadores-empresários (salve Luxa) passaram a dominar o mercado do futebol, muitos brasileiros acharam feio esse desinteresse pela Copa América por parte dos maiores craques da Seleção. E acharam ainda mais feio quando Tevez afirmou que, na Argentina, ninguém pede dispensa de uma convocação da Seleção. Se alguém quiser ver algum craque argentino fora da Seleção, que não o convoque.


Os "dispensantes"


Belo exemplo, pena que inútil para nossos milionários craques.
E ainda menos efetivo para a torcida, que acaba esquecendo rapidinho essa "deslealdade" e continua consumindo camisetas e produtos dos craques "cansadinhos".

Mas o Dunga até que ensaiou uma bronca nos meninos quando os convocou para os amistosos em Wembley e os deixou no banco, mas se houve repreensão, a grande imprensa não divulgou nada.
De concreto, só a ausência deles e o respeitoso silêncio por parte dos demais convocados. Parece que era pecado criticar a escolha deles e elogiar a própria conduta de querer defender a Seleção mesmo depois da temporada européia.
Sim, por que cansados deveriam estar todos, certo?

Mas eu tenho uma solução para este tipo de problema, uma solução tão efetiva quanto improvável: não convocar mais Kaká e Ronaldinho até que eles peçam desculpas publicamente e/ou até que surja outro torneio como a Copa América.
Acredito que isso seja efetivo justamente pelo peso econômico que a não convocação representa para esses jogadores. Não há vitrine melhor do que a Seleção Brasileira e não ser fotografado com a "amarelinha" tira os jogadores do foco da mídia e os deixa um pouco menos atraentes para os anunciantes.
Tudo parte de um longo e necessário processo de re-educação, mas continuo acreditando que a coisa funciona, assim como acredito que nada disso vai acontecer já que a própria CBF não vai deixar o Dunga tomar uma atitude como essa.

Uma pena, já que o perfil disciplinador que o Dunga tinha em campo poderia muito bem servir de corretivo para os cansadinhos.

Tomem vergonha, cambada de lazarentos!
Defender a Seleção é um privilégio, não um sacrifício.
Mirem-se no exemplo dos hermanos e pensem um pouquinho menos em dinheiro, só para variar.
A "mansa" torcida brasileira agradece, mesmo que não mereça.

---------------------------------------------------------------------------

UPDATE: Esqueci de mencionar a incredulidade de alguns amigos espanhóis com os pedidos de dispensa. Para eles, isso não é coisa que se faça com a Seleção Nacional.
É bom para perceber que não sou só eu que acho isso uma palhaçada de gente ambiciosa.

Nenhum comentário: