terça-feira, junho 29, 2010

As Oitavas de Final - Parte 4

A disputa das Oitavas terminou com dois extremos de emoção e de bom futebol.

1) Paraguai 0 (5) - Japão 0 (3): até párecia que a Itália ainda estava na Copa! Tanto Paraguai quanto Japão estavam morrendo de medo de levar gols e por isso não atacavam direito. Era um tal de bola tocada no meio, lançamento longo e tiro de meta que deu sono. O jogo foi muito chato e acabou da forma mais previsível: nenhum gol no tempo normal, nenhum na prorrogação e disputa de pênaltis. Diferente do que dizem por aí, pênalti não é loteria, mas sim preparo psicológico, técnica e reserva física. Quase todos os batedores converteram, só o pobre Komano que quis dar uma de Hernanes e mandou a bola no ângulo, só que um pouco alto demais e ela bateu no travessão e saiu. O Paraguai não perdeu nenhum e conseguiu se classificar para uma inédita disputa de Quartas de Final. Essa passagem também seria inédita para o Japão, mas infelizmente só passa um.

2) Espanha 1 - Portugal 0: a proposta dos lusos foi mais ou menos a mesma do jogo contra a Brasil: trancar a defesa e atacar se der tempo. Com isso, a Espanha sobrou na posse de bola, mas teve poucas chances reais de marcar. Para Portugal, nem chances imaginárias. Fernando "El niño" Torres continuou apagado, provavelmente por conta da ausência de condições físicas ideais, por isso coube a David (mara)Villa mais uma vez a incumbência de levar a Espanha para a frente. O gol foi meio discutível, mas o juiz validou e a Espanha abriu uma vantagem que o ferrolho português não conseguiu tirar. O bom goleiro português Eduardo ainda fez mais um par de grandes defesas, mas infelizmente isso não vale gol. A Espanha mereceu ganhar por foi o único time em campo que teve vontade para isso. O marketing em torno de Cristiano Ronaldo (o "verdadeiro" Ronaldo, segundo seus desmemoriados fãs) não surtiu grande efeito e ele foi embora da Copa praticamente do mesmo jeito que chegou. Aliás, sobre isso, vale a pena reproduzir um comentário feito pelo Casagranda na Globo: os replays do Cristiano Ronaldo são maravilhosos, mas o "ao vivo" é bem ruim.

O duelo das Quartas fica sendo Espanha e Paraguai.
Para o bem do meu bolão, espero que dê Espanha. Além disso, é bom ter um plano B caso a Alemanha não dê conta dos pupilos de Maradona.

Uma curiosidade sobre as quartas: pela primeira vez o número de sulamericanos supera o de europeus. São 4 sulamericanos (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), três europeus (Alemanha, Holanda e Espanha) e um africano (Gana). Só não tivemos 100% dos sulamericanos nas Quartas por que o Chile foi eliminado pelo Brasil.

Uma das teorias para "explicar" isso veio de Don Diego: as eliminatórias sulamericanas são muito mais difíceis do que as europeias e preparam muito melhor os times.
Outra não merece nenhuma consideração já que afirma que os europeus estão em fim de temporada e por isso estão cansados. O que essa asneira de teoria não considera é que a esmagadora maioria dos jogadores sulamericanos atua na Europa e estaria no mesmo "fim de temporada". Por que os nossos se cansam menos que os deles?

Quem esclarece esse "mistério"?

Nenhum comentário: