segunda-feira, junho 21, 2010

A segunda rodada

Com o final da segunda rodada, algumas coisas já se definiram e outras ainda vão ter que esperar pela última rodada. Vamos aos jogos!

1) Grupo A - África do Sul 0 - Uruguai 3: para onde foi aquela marcação eficiente e aquele espírito de luta dos anfitriões? Acho que nem o Parreira sabe. Sem essas características, os Bafana Bafana foram presas fáceis dos uruguaios, que fizeram um jogo muito parecido com o primeiro, só que desta vez encontraram muito mais facilidade. Goleada e virtual classificação do Uruguai. Goleada e virtual eliminação da África do Sul, que agora precisaria de um empate entre França e México para tentar tudo na última rodada.

2) Grupo A - França 0 - México 2: um jogo sem nenhum brilho por parte dos franceses e com muita aplicação e muitos chutes a gol por parte dos mexicanos, ao contrário do que fizeram no primeiro jogo. O resultado refletiu os esforços de cada um e colocaram a França em uma situação muito complicada: precisa ganhar da África do Sul e torcer para que Uruguai e México não empatem. Se acontecer o empate, uruguaios e mexicanos passam e os franceses mais uma vez voltam para casa na primeira fase. Sorte do Brasil.

3) Grupo B - Argentina 4 - Coreia do Sul 1: um show argentino. Parecia um espetáculo de tango, a exceção da trapalhada do Demichelis que gerou o único gol coreano. O time argentino segue sobrando na frente, mas continua exposto atrás. Se conseguir fazer mais gols do que leva, ganha a Copa, mas essa não foi a fórmula da Itália campeã de 2006 e não é a fórmula brasileira. Vamos ver quem leva. A Argentina deve ter garantido o primeiro lugar e deixa a briga para os demais.

4) Grupo B - Grécia 2 - Nigéria 1: um jogo meio esquisito. A Nigéria começou melhor, abriu o placar e parecia que ampliaria o domínio e garantiria a vitória, mas uma expulsão patética do jogador Sani Kaita (que tentou agredir um adversário, não conseguiu e ganhou o vermelho) mudou as coisas, encheu os gregos de coragem e, mesmo com um time limitado, veio a virada. No final das contas, a Grécia voltou à briga e a Nigéria está praticamente fora.

5) Grupo C - Eslovênia 2 - Estados Unidos 2: os americanos eram favoritos e começaram melhor, mas os eslovenos se postaram bem em campo, jogaram de forma bem organizada e abriram 2 a 0. Os americanos se assustaram e não conseguiam assustar o goleiro, mas, no segundo tempo, fizeram o primeiro, o segundo e só não fizeram o terceiro por um erro do juiz que anulou um gol aparentemente legítimo. Seria uma virada épica, mas o empate manteve as chances de ambos times.

6) Grupo C - Inglaterra 0 - Argélia 0: deu sono acompanhar este jogo. Se ele tivesse sido o primeiro do dia, às 08:30, eu certamente teria dormido. A Inglaterra não consegue produzir nada, Rooney fica isolado na frente e cada vez fico mais convencido que o tal de Lampard é só marketing. O único que se salva é o Gerrard, mas como ele é volante, fica difícil ganhar o jogo. Para a Argélia foi praticamente uma vitória, ainda mais por que os "favoritos" ingleses podem fazer-lhe companhia na eliminação caso não ganhem da Eslovênia na última rodada.

7) Grupo D - Alemanha 0 - Sérvia 1: a prova de uma expulsão injusta em um jogo equilibrado pode determinar o vencedor. No caso, foi o artilheiro Klose que acabou fora do partido em uma decisão, a meu ver, equivocada do juiz. Nessa situação, a Sérvia, que já fazia um bom jogo, aproveitou a oportunidade e derrubou o bom time alemão. Mesmo com a derrota, a Alemanha segue como favorita e vai para o último jogo com chances de classificação. Já a Sérvia está com a faca e o queijo na mão, bastando ganhar da Austrália para chegar às oitavas.

8) Grupo D - Gana 1 - Austrália 1: por conta da goleada sofrida na estreia, a Austrália veio disposta a não levar outra, mas mesmo assim o time continuou frágil e Gana dominou praticamente todo o jogo, exceto o rebote de uma falta no primeiro tempo que rendeu o gol da Austrália, que depois disso se fechou completamente. Mas a insistência de Gana deu resultado e o empate veio após um pênalti e a expulsão do melhor australiano em campo, Kewel. Por incrível que pareça, Gana não soube aproveitar o homem a mais e o melhor futebol e não garantiu a classificação para as oitavas, ficando só no empate. Agora, as quatro seleções vão para a última rodada com chances de classificação.

9) Grupo E - Holanda 1 - Japão 0: a Holanda era favorita, tem bons jogadores, mas não consegue transformar tudo isso em gols. Ela tem mais posse de bola, chega perto do gol, gera certo perigo, mas fica a sensação de que eles não são tudo isso. O gol da vitória veio em um chute forte de fora da área do Snejder que contou com a "maldição da Jabulani", a característica cientificamente provada que faz a bola se desviar mais do que as bolas tradicionais. Não sei se isso é suficiente para ser campeão. O Japão foi o de sempre e mesmo com a derrota ainda tem chance.

10) Grupo E - Camarões 1 - Dinamarca 2: o time de Eto'o começou melhor, aproveitou as falhas de saída de bola da Dinamarca, abriu o placar e quase fez o segundo ainda no primeiro tempo, mas aí a Dinamarca acordou, Rommedahl fez um carnaval pela direita, Bendtner fez o segundo e os Leões Indomáveis foram os primeiros eliminados da Copa da África. Foi um bom jogo, mas teria sido ainda melhor se Camarões tivesse segurado um pouco mais o jogo e se a defesa fosse um pouco mais sólida. Agora a Dinamarca joga a vaga contra o Japão sem depender de mais ninguém.

11) Grupo F - Eslováquia 0 - Paraguai 2: mais uma vez a herança da antiga Tchecoslováquia ficou perdida em algum limbo. Os eslovacos foram facilmente envolvidos pelos organizados paraguaios e mesmo com a falta de confiabilidade do goleiro Villar, não conseguiram ameaçar o gol sulamericano. O Paraguai foi dominando o jogo aos poucos e, como se diz na crônica esportiva, os gols saíram naturalmente. Vaga na mão, os paraguaios jogam por um empate contra a Nova Zelândia. Já os eslovacos precisam ganhar da Itália, o que sempre é difícil.

12) Grupo F - Itália 1 - Nova Zelândia 1: mais uma vez os Kiwis fizeram história. Eles abriram o placar com um gol irregular, se voltaram para a defesa, levaram o empate em um pênalti corretamente marcado pelo árbitro e muito bem batido por Iaquinta, mas conquistaram mais um ponto nesta que já é a melhor participação deles em Copas. A Itália é melhor tecnicamente, mas não consegue se organizar no meio de campo e desperdiça a maior posse de bola que sempre tem. Desse jeito, mesmo que ganhe da Eslováquia e se classifique, não inspira muita confiança no torcedor.

13) Grupo G - Brasil 3 - Costa do Marfim 1: um adversário fechado, mas muito mais técnico e, por isso mesmo, muito mais ambicioso. Era isso o que o Brasil precisava para ganhar auto-confiança. Os marfineses marcaram bem no início, mas não contavam com a sorte de Kaká antes do passe açucarado para o Fabuloso quase arrancar a rede do gol. No segundo tempo, novo gol de Luis Fabiano, desta vez irregular com dois toques de mão, mas com direito a dois chapéus e mais um petardo. Aí os africanos começaram a apelar, Kaká deu mais um belo passe para Elano fazer o terceiro, o mesmo Elano quase teve a perna quebrada por uma entrada criminosa, Kaká apanhou e foi provocado até responder de leve e ser expulso pelo juiz, Drogab fez o gol marfinense e o Brasil garantiu a passagem para as oitavas. O time melhorou, demonstrou que tem potencial e que vai para cima de Portugal para garantir o primeiro lugar do grupo. Categoria para isso ele tem. Já a Costa do Marfim reza por mais um empate de Portugal e um resultado expressivo no terceiro jogo, contra a Coreia do Norte.

14) Grupo G - Portugal 7 - Coreia do Norte 0: a maior goleada da Copa não significa que Portugal vai ganhar o título. Muito pelo contrário. Portugal encontrou uma Coreia completamente diferente da que enfrentou o Brasil, muito mais aberta e, por isso mesmo, vulnerável, e acabou aproveitando o presente. Mas foi somente no segundo tempo que essa vantagem apareceu. No primeiro, os coreanos até chegaram perto do gol português, mas não tiveram capacidade para marcar. Portugal fez tantos gols que sobrou um até para o Cristiano Ronaldo. Com esse resultado, a Costa do Marfim não precisa de um, mas de um caminhão cheio de milagres para se classificar.

15) Grupo H - Chile 1 - Suiça 0: praticamente um treino ataque contra defesa. Mais uma vez o time de Bielsa jogou no ataque, pressionando o tempo todo, usando bem as pontas e sempre se aproximando do gol. Mas não foi à toa que a Suiça ficou mais de 9 horas sem levar gol em partidas de Copas. Os caras são muito eficientes nisso de defender, com total abdicação do ataque, diga-se de passagem. O Chile tanto bateu até que marcou. E quase levou o empate no final, mas acabou vencendo e chegando a seis pontos, uma marca histórica para o time. Um empate no jogo da Espanha classifica o time para a próxima fase.

16) Grupo H - Espanha 2 - Honduras 0: uma boa partida dos espanhóis e, a exemplo do que ocorreu com o Chile, um caminhão de gols perdidos. Os espanhóis seguem tocando bem a bola e chegando perto do gol, mas Fernando Torres ainda não está bem e isso significa muito erros no ataque. Mesmo sendo uma boa partida, a Espanha ainda não demonstra força para ganhar o título, mas talvez isso venha à partir da segunda fase, à qual a Espanha passa vencendo o Chile no último jogo. O lado irônico deste resultado é que o Chile, que hoje lidera o grupo, pode ficar fora de acordo com os resultados da última rodada. Deus queira que não.

Com o segundo jogo da cada seleção, ocorreu uma mudança na divisão dos favoritos:
Grupo dos que brigam pelo título: Alemanha, Argentina e Brasil.
Grupo dos fortes, mas vulneráveis: Holanda, Portugal e Espanha.
Grupo dos que ficam pelo caminho: França, Inglaterra e Itália.

Para a terceira rodada, os palpites virão diários!

Nenhum comentário: