quinta-feira, junho 17, 2010

A primeira rodada

Como este espaço foi criado mais para expor meus palpites do que para fazer qualquer tipo de análise técnica ou tática, vou aproveitar o final da primeira rodada e as minhas férias, que me permitiram ver 100% dos jogos agora, para tecer alguns comentários sobre cada um dos jogos realizados até agora.

Para os chatos de plantão, vale ressaltar que esta é somente a minha opinião!

1) Grupo A - África do Sul 1 - México 1: os donos da casa estrearam animados e conseguiram se defender bem do México, que tocou bem a bola, mas que não chutou a gol e sem chutar, fica difícil fazer gol. Os Bafana Bafana saíram na frente, tiveram um pênalti não marcado e perderam um gol impossível nos minutos finais. O empate do México acabou sendo até justo. Esses dois times devem ficar na primeira fase.

2) Grupo A - Uruguai 0 - França 0: nenhuma novidade. O time uruguaio é aplicado, mas limitado e os órfãos de Zizou, que seriam os primeiros favoritos ao título a estrear, não podem fazer gols de mão a toda hora. Um jogo amarrado e sem muitas emoçoes, o que significa equilíbrio no grupo e ausência de prognósticos.

3) Grupo B - Argentina 1 - Nigéria 0: segundo favorito a jogar, o time de Messi partiu para cima da Nigéria e pôs a defesa africana na roda, mas não conseguiu vencer o ótimo goleiro africano. Mostrou um poderio ofensivo espantoso, mas sem um lateral direito e com uma defesa instável, pode ter problemas nas fases posteriores. Argentina passa em primeiro e a Nigéria, que é um bom time, mas ainda precisa evoluir, briga pelo segundo.

4) Grupo B - Coreia do Sul 2 - Grécia 0: deu a lógica. O time grego ganhou a Eurocopa de 2004 por milagre e o próprio técnico deles disse que milagres não acontecem a toda hora. A Coreia foi a correria de sempre e mostrou bom futebol para brigar pela segunda vaga do grupo. A Grécia deve ser o saco de pancadas.

5) Grupo C - Inglaterra 1 - Estados Unidos 1: o terceiro favorito veio cheio de espectativas por conta do técnico Fabio Capello, da "nova" forma de jogar e dos craques milionários, mas não mostrou muita coisa depois de abrir o placar. O jogo foi morno até o frango do goleiro inglês que aceitou um chutinho do Beasley. Empate justo entres aqueles que devem ser os dois primeiros da chave. Mas a Inglaterra precisa mostrar mais.

6) Grupo C - Argélia 0 - Eslovênia 1: um jogo duro de assistir. Mais um frango, desta vez do goleiro argelino e a Eslovênia conseguiu os primeiros pontos em Copas. Pela limitação de ambos, devem ser apenas contra-peso para os ingleses e americanos.

7) Grupo D - Alemanha 4 - Austrália 0: enfim um favorito que entre com algo mais do que o nome. A Alemanha deu show e não parecia a mesma de outros carnavais. Um time jovem, técnico, ofensivo e organizado, contra uma Austrália que envelheceu e perdeu a pegada, ao menos em termos de eficiência. Um jogo fácil e o primeiro grande candidato ao título.

8) Grupo D - Sérvia 0 - Gana 1: um jogo equilibrado onde prevaleceu a força dos ganeses. Poderia ter dado qualquer coisa, mas deu Gana por conta de um pênalti atrapalhado do zagueiro sérvio. Como a Austrália deve perder para todos mundo, os sérvios ainda tem chance, mas Gana é a favorita para ficar com a segunda vaga.

9) Grupo E - Holanda 2 - Dinamarca 0: mais um jogo onde deu a lógica, apesar da Dinamarca ter vindo muito mais forte do que se esperava de uma seleção que havia declarado que o objetivo era fazer um gol. O jogo foi duro em todos os sentidos e os holandeses levaram por alguns golpes de sorte. Apesar disso, o time da Holanda é bom e confirma o favoritismo.

10) Grupo E - Japão 1 - Camarões 0: na teoria, acho que pode ser considerada uma meia-zebra, mas na prática, foi mais um descuido camaronês do que outra coisa. Os dois times são bem limitados e ganhou quem teve mais sorte. Os dois times devem perder para a Holanda e disputar a segunda vaga com a Dinamarca. Nada mais.

11) Grupo F - Itália 1 - Paraguai 1: a velha categoria defensiva italiana parece ter ficado em casa. O Paraguai deu um calor nos italianos como eu não via há muito tempo e só não ganhou por deficiência técnica dos atacantes. A Itália não deve ir muito longe, ainda mais com a contusão do goleiro Buffon, que corre o risco de não jogar mais na Copa. Briga de foice no escuro pelas duas vagas.

12) Grupo F - Nova Zelândia 1 - Eslováquia 1: jogo histórico: foi o primeiro gol neozelandês em Copas. Jogo também decepcionante: a Eslováquia chegou com espectativas por conta da herança da antiga Tchecoslováquia, mas parece que nem eles e nem o checos ficaram com ela. Deve ter ido para algum vizinho. Como não parece haver nenhum bicho papão no grupo, qualquer um tem chance.

13) Grupo G - Costa do Marfim 0 - Portugal 0: posso dizer que foi o jogo da "pressão". De um lado, o "verdadeiro" Ronaldo, como dizem os hilários portugueses. De outro, Drogba e seus asseclas. No encontro dos marrentos, nada de gol e de bom futebol. Disseram que os africanos produziram mais, mas para mim eles continuam sendo apenas marketing. E o único que posso dizer de Portugal é que se trata de um timinho. Um desses deve ser o segundo do grupo, dependendo do que cada um fizer contra a Coreia.

14) Grupo G - Brasil 2 - Coreia do Norte 1: para mim, isso já era esperado. Se um time só joga no contra-ataque, quando o adversário não ataca, as opções ficam muito reduzidas. Foi exatamente o que vimos. Os críticos ficaram felizes em achar dezenas de novos defeitos, mas eu vi apenas os mesmos e notei uma mudança no time no segundo tempo, mudança essa que se traduziu em gols. Aos coreanos, o mérito de ter feito um gol, que pode acabar complicando o Brasil, coisa na qual eu não acredito. Mais um favorito "meia bomba".

15) Grupo H - Honduras 0 - Chile 1: uma grata surpresa. O meu querido Chile jogou de forma ofensiva, insinuante e rápida o jogo inteiro e poderia ter goleado. Honduras só se defendeu e contou com a "pipoca" do atacante chileno Alexis Sanchez que precisa ser menos "Valdivia" e mais "Zamorano" se quiser fazer a diferença. Se vencer a Suiça, o Chile passa em segundo no grupo e fica no Brasil.

16) Grupo H - Espanha 0 - Suiça 1: uma grande zebra e a confirmação de que os espanhóis realmente amarelam. A Espanha é técnica, tem o melhor meio de campo do mundo, domina o jogo, joga bonito, tem posse de bola, mas na hora de decidir, continua tocando. Aí vem a Suiça, que não leva gol há centenas de minutos (mas também custa a fazer um), pega a defesa de surpresa em um contra-ataque e joga no lixo todo o favoritismo. Além de ter complicado os espanhóis, os suiços complicaram o Chile já que passam para a próxima fase se repetirem a sua especialidade: não levar gols.

No final das contas, acho que dá para dividir os favoritos em três grandes grupos:
Grupo dos que brigam pelo título: Alemanha
Grupo dos fortes, mas vulneráveis: Argentina, Inglaterra, Holanda e Brasil.
Grupo dos que ficam pelo caminho: França, Itália, Portugal e Espanha.

Vamos ver o que a segunda rodada nos reserva!

Nenhum comentário: