sexta-feira, junho 25, 2010

A terceira rodada - Grupos G e H

No encerramento da terceira rodada, acompanhei mais dois jogos pela TV. Vamos a eles:

1) Grupo G - Brasil 0 - Portugal 0: era um resultado anunciado pela já conhecida dificuldade de criação do Brasil, mas até que rolou um pouco de esperança com as chances perdidas pelo Nilmar e pelo Fabuloso no primeiro tempo, período em que Portugal atuou fechado, com praticamente todo o time atrás da linha da bola. Mas no segundo tempo os portugueses partiram para cima a trouxeram muitos problemas para os brasileiros. O time não sabia o que fazer com a bola e Portugal de aproveitou disso. Ainda bem que eles também não queriam correr muitos riscos e mantiveram certa cautela na defesa. Ficou provado que o Brasil não tem no banco nenhum jogador que possa mudar o jogo e resolvê-lo. Resta a esperança de que a volta de Kaká, Elano e Robinho permita que o time reencontre o bom futebol e não tenha maiores problemas para passar de fase.

2) Grupo H - Espanha 2 - Chile 1: um jogo que estava igual, até com um certo domínio chileno com chances claras de gol, até que o goleiro Bravo saiu de forma estabanada em uma bola aparentemente desnecessária, não conseguiu colocar a bola para a lateral e ela sobrou limpa para o ótimo David Villa bater de primeira e encobrir dois jogadores chilenos para abrir o placar. Foi um chute difícil a uns 40 metros de distância do gol, mas craque é craque. À partir daí o Chile se perdeu, a Espanha foi chegando devagar e, no lance do segundo gol, marcado pelo igualmente ótimo Iniesta, o chileno Estrada recebeu o segundo amarelo e foi expulso devido a uma suposta falta por trás em Fernando Torres. A meu ver foi um erro do árbitro que prejudicou bastante o Chile, mas o time conseguiu se segurar até o intervalo e voltou para o segundo tempo com duas alterações. Uma delas, o esforçado Millar, fez o gol do Chile em uma boa jogada que culminou em um chute que desviou em Piqué e enganou Casillas. Depois disso, como o placar do jogo da Suiça era favorável a ambos, ninguém quis se arriscar e os últimos 15 minutos foram de um toque de bola insosso e camarada.

Dos jogos que não acompanhei, posso dizer o seguinte:

3) Grupo G - Costa do Marfim 3 - Coreia do Norte 0: só vi os gols, mas imagino que deu a lógica. Ambos eliminados.

4) Grupo H - Suiça 0 - Honduras 0: não houve quase nenhuma chance de gol, o que realmente não me surpreende: se a Suiça conseguiu ficar 9 horas sem levar gol em jogos de Copa, deve ter passado um tempo equivalente sem fazer nenhum. E como os suiços precisavam ganhar o jogo para passar, ambos morreram abraçados.

O resultado dos grupos ficou assim:
- grupo G: Brasil em primeiro e Portugal em segundo
- grupo H: Espanha em primeiro e Chile em segundo.

Os confrontos das oitavas são os seguintes:
- Brasil e Chile: passa o Brasil, mesmo que o Bielsa possa inventar mais uma das suas loucuras.
- Espanha e Portugal: como eu continuo achando que Portugal é um timinho, dá Espanha.

Nenhum comentário: